Adesão à Cafe pela Ufal oferece serviços gratuitos para alunos e servidores

Login e senha dos sistemas Ufal permitem acesso, por exemplo, ao Portal de Periódicos Capes
Por Amanda Lima - estudante de Jornalismo, com equipe NTI
25/06/2020 14h19 - Atualizado em 25/06/2020 às 17h59

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) faz parte da Comunidade Acadêmica Federada (Cafe), um serviço composto por uma rede de dados de instituições de ensino e pesquisa do Brasil mantido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A adesão foi feita há cinco anos e, com isso, alunos, docentes e técnicos da Ufal passaram a ter acesso a vários serviços de forma gratuita.

O acesso integral aos serviços disponibilizados pela comunidade Cafe, a partir da adesão, é feito por meio de credencial única. Isso significa que basta que o aluno ou servidor entre com o mesmo login e senha dos sistemas da Ufal, como o Sieweb ou o SIGRH, após escolher o acesso federado.

Os serviços disponibilizados são: Eduroam, que permite acesso à Internet, através de conexão sem fio (wi-fi), dentro dos campi da Ufal e em qualquer localidade dentro ou fora do Brasil que ofereça essa facilidade como provedora de serviço; Tem também o Filesender, um sistema que possibilita, de forma simples e confiável, o envio de arquivos grandes entre os usuários da rede; conferência Web, que é o serviço de conferência online da RNP; e o Portal de Periódicos Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, que permite o acesso ao maior acervo de publicações científicas do país.

Para saber mais detalhes de como acessar a cada um dos serviços disponíveis basta clicar aqui . Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a Central de Atendimento do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Ufal, pelo email atendimento@nti.ufal.br ou por telefone 3214-1015.

Conheça aqui cada um dos serviços disponibilizados.