Ufal Conectada mantém programação de atividades online na quarentena

Ações são organizadas pela Gerência de Capacitação e pelo Proford em parceria com o Emetec
Por Pedro Ivon - estagiário de Jornalismo
12/05/2020 17h46 - Atualizado em 19/05/2020 às 17h43

A Gerência de Capacitação da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) e o Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior (Proford) da Ufal continuam com suas programações online em parceria com o GT de Educação mediada por Tecnologia (Emetec), no âmbito do programa Ufal Conectada. Nos próximos dias haverá diversas atividades, incluindo webconferência e webinários.

Em conjunto com o Emetec, a Gerência de Capacitação preparou a webconferência Atividade física e tempo de tela para pais de crianças pequenas em tempo de Covid-19, que acontecerá na próxima quinta-feira(14), das 9h30 às 11h30. A atividade é voltada para todos os técnicos e docentes da Ufal, mas toda a comunidade pode participar.

A transmissão será feita por meio da Conferência Web da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e terá como instrutores os professores do Instituto de Educação Física e Esporte (IEFE) da Ufal, José Jean, que é autor de quatro livros na área de promoção da saúde, e Chrystiane Vasconcelos, que tem publicações de livros e artigos acadêmicos relacionados aos efeitos do exercício físico na saúde e no desenvolvimento motor de crianças e adolescentes.

As inscrições para a webconferência seguem até esta quarta(13) e as vagas são limitadas a 65 participantes. Para realizar a inscrição, basta preencher o formulário aqui.

Ações do Proford e Emetec

O Proford, em conjunto com o Emetec, não realizará uma webconferência, mas sim uma série de webinários, alguns com foco no novo coronavírus. Todas as transmissões serão feitas pelo canal do Ufal Conectada, no Youtube.

Nesta quarta (13), das 17h às 19h, acontecerá o webinário As determinantes socioespaciais para enfrentamento e mitigação da pandemia de Covid-19, organizado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo do Campus Arapiraca, em uma promoção conjunta com a Pró-reitoria de Graduação (Prograd). A atividade terá como palestrantes os professores Marcelo Karloni, Thiago Alberto, Elisabeth Duarte, Renata Torres, Simone Moura e Lucas Muniz, todos da Ufal. Para realizar a inscrição, clique aqui.

Já na quinta-feira (14), das 15h às 17h, ocorrerá o Cenário atual, responsabilidade social e o papel da extensão no fortalecimento da educação em saúde, webinário organizado pela Faculdade de Medicina (Famed) da Ufal, em parceria com o Proford. A palestra terá como conferencista o professor Nildo Alves, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Associação Brasileira de Educação Musical (Abem). Como moderadores estarão o docente Clayton Santos, pró-reitor de Extensão, e os professores David Costa e Rosana Quintella, da Famed. Os interessados podem realizar suas inscrições aqui, até quarta-feira (13).

Ainda no dia 14 haverá o webinário Covid-19: do diagnóstico ao tratamento, que também terá início às 17h e seguirá até as 19h. A transmissão terá como palestrantes os professores Marcelo Duzzioni e Eliane Aparecida, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) da Ufal, o professor David Costa, coordenador do curso de Medicina, a docente Sabrina Joany, do Instituto de Ciências Farmacêuticas (ICF) da Ufal, e o também docente Graciliano Ramos, da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). As inscrições vão até esta quarta (13) e podem ser feitas através de formulário, clicando aqui.

O webinário da próxima segunda-feira (18) tem o tema Ergonomia e Arquitetura: conceitos, aplicações e cenários futuros e é organizado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Ufal. A palestra acontece das 18h às 20h e terá como conferencistas as professoras Vilma Villarouco, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo + Design (PPGAU+D), da Universidade Federal do Ceará (UFC), e Thaisa Sampaio, da FAU. A mediação ficará a cargo da professora Manuella Marianna, também da FAU.

As inscrições seguem até o próximo domingo (17) e podem ser feitas por meio do preenchimento de formulário, clicando aqui.

Das 16h às 18h do dia 27 deste mês acontecerá o webinário Design de Embalagem e Inovação: como atingir o seu público-alvo, sob a organização do curso de Design da FAU. A atividade terá como palestrante a professora Angela Nolasco, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. A mediação ficará por conta da professora Thaisa Sampaio. Os interessados podem se inscrever até o dia 25 deste mês; basta clicar aqui.

No primeiro sábado de junho, dia 2, haverá o webinário Covid-19, modelos de produção animal e ambiente: a prática da Saúde Única é urgente!, das 14h às 16h, organizado pelo ICBS em parceria com o Proford. A atividade terá como palestrantes os docentes Müller Ribeiro, do próprio ICBS, Daniel Friguglietti, do Departamento de Medicina Veterinária (DMV), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e Aroldo José, do Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura Municipal de Salvador.

O webinário tem suas inscrições abertas a partir da próxima segunda (18) e segue até o dia 1º de junho. Para ter acesso ao formulário, clique aqui.

Todas os participantes inscritos poderão obter um certificado após as atividades, preenchendo outro formulário, com uma atividade de comentário e reflexão sobre os conteúdos apresentados.