Cied disponibiliza guias e vídeos destinados para formação docente

Além do material lançado esta semana, há também conteúdos disponíveis para estudantes e técnicos
Por Thâmara Gonzaga – jornalista
06/04/2020 17h39 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h06

A Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) lançou três guias voltados para a formação dos docentes da Ufal. De acordo com o coordenador, José Geraldo Ribeiro, a iniciativa é “um esforço coletivo para garantir atividades a distância para a comunidade acadêmica”.

O primeiro guia, que tem como título Descobrindo o Potencial da EaD na Ufal, e o segundo, intitulado Recursos digitais para aulas remotas, são de autoria da professora Maria Aparecida Pereira Viana. O terceiro é um Guia de Webconferência elaborado pelo professor Gonzalo Enrique Abio Virsida. Essas três produções, elaboradas por docentes da Universidade, já estão disponíveis no site da Cied.

“Esta ação foi iniciada antes da situação de emergência e visa a formação dos docentes da Ufal para utilização de tecnologias digitais que possibilitam as atividades não presenciais da graduação e da pós. Com a situação de emergência, isso foi agilizado. Além do material que lançamos esta semana, há outros disponíveis na página da Cied para docentes, discentes e técnicos”, destaca o coordenador.

Segundo José Geraldo, a equipe da Cied também disponibilizará cinco vídeos tutoriais, dos oito que estão previstos para serem lançados ainda este mês, que orientam sobre o uso da plataforma Moodle. Uso do SICAM, Primeiro Acesso Moodle, Configuração Disciplina, Atividades Moodle e Recursos Moodle são os tutoriais que estarão disponíveis aos docentes. Nas próximas semanas serão lançados Formas de Comunicação Moodle, Acompanhamento Alunos e Backup e Restauração de Disciplina. A produção dos vídeos é coordenada pelo técnico da Cied, Guilmer Brito Silva. A elaboração dos video-tutoriais teve a participação do professor Elton Malta Nascimento.

“Estas publicações se articulam com os cursos de formação que estão sendo disponibilizados via Proford [Programa de Formação Continuada em Docência de Ensino Superior] e visam garantir o suporte aos docentes no uso das tecnologias digitais na educação, para garantir as atividades acadêmicas neste momento emergencial, e permitir o avanço da Ufal na consolidação destas ferramentas imprescindíveis no contexto educacional contemporâneo”, argumenta o coordenador.

Para conferir os materiais produzidos pela Cied, acesse.