Mesmo na pandemia, Progep libera quase 900 processos de avaliação

Setor de Avaliação de Desempenho libera cerca de 100 processos só na última semana
Por Jacqueline Freire – jornalista
27/11/2020 18h05 - Atualizado em 30/11/2020 às 10h45
Amanda Cavalcante e Wilma Kelly do Setor de Avaliação de Desempenho da Progep

Amanda Cavalcante e Wilma Kelly do Setor de Avaliação de Desempenho da Progep

Este ano, mesmo com a pandemia da covid-19, a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), por meio do Setor de Avaliação de Desempenho (SAD), emitiu às unidades 889 avaliações de desempenho de servidores. Isso significa uma média de 80 servidores técnicos avaliados por mês. Mas na última semana foram liberados 93 processos de servidores técnicos administrativos.

A SAD vem realizando suas atividades normalmente mesmo em meio à pandemia. A celeridade assegura ao interessado plena tramitação dos processos e promove a garantia de transparência administrativa. Os servidores técnicos são avaliados a cada 18 meses. Ainda este ano, o setor emitirá 57 avaliações com vigência para dezembro e 145 avaliações para janeiro de 2021.

Segundo Amanda Cavalcante, assistente em administração do SAD, as atividades do Setor de Avaliação de Desempenho não foram paralisadas durante a pandemia. “Atendendo os normativos institucionais, estamos exercendo nossas atividades de forma presencial, por meio de rodízios com escala de trabalho presencial e no formato remoto”, explicou a servidora.

“As avaliações de desempenho dos servidores técnicos continuaram sendo emitidas e o fluxo processual atendido. Isso significa dizer que o setor ofereceu máxima celeridade aos processos, realizando emissão, análise, apuração e encaminhamento (seguindo o fluxo de recebimento) de cada um em tempo oportuno”, disse.

Para os servidores, isso resulta em celeridade no andamento das progressões financeiras, pois ter as atividades avaliativas mantidas possibilita a manutenção da produtividade, bem como desempenho da Universidade. “Para a equipe e para os servidores, essa celeridade representa um fator motivacional, visto que embora não seja a finalidade da avaliação, ela enseja na progressão por mérito”, comemorou Amanda.

Para além das atividades operacionais e administrativas, o trabalho remoto no SAD inclui atendimento aos interessados por e-mail avaliacao.cdp@progep.ufal.br, pelo levantamento de informações por meio dos sistemas on-line com orientações seguras sobre as dúvidas suscitadas, bem como solução de pendências, promovendo, assim, relação de mútua confiabilidade entre os servidores e o setor.