HU Ufal inova ao adotar contratos internos para melhorar atendimento

Instrumento potencializa ações destinadas ao alcance de metas pactuadas entre o Hospital Universitário e a gestão do SUS
Por Thâmara Gonzaga - jornalista
23/11/2020 15h56

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) da Ufal, gerenciado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), inova o seu modo de administrar ao implantar os Contratos Internos de Gestão (CIG). Por meio do estabelecimento de metas viáveis de serem alcançadas, união de esforços entre gestores públicos e profissionais de saúde, a medida adotada tem como principal objetivo melhorar o atendimento para o usuário.

“Na prática, o CIG é um instrumento interno de corresponsabilização da governança do HU com suas equipes para potencializar ações destinadas ao alcance de indicadores e compromissos pactuados entre o Hospital Universitário e a gestão do Sistema Único de Saúde, melhorando assim o desempenho dos serviços contratuais com o SUS”, esclarece o gerente de Atenção à Saúde, médico Francisco Costa.

Ainda de acordo com o gerente, os contratos internos formalizam a pactuação entre os diversos serviços do HU Ufal e a contratualização da unidade com o gestor de Saúde do município de Maceió. “Com a assinatura do contrato pelo responsável de cada área, ele assume a responsabilidade com a alta gestão da unidade hospitalar com o cumprimento do que foi firmado com a Secretaria Municipal de Saúde, que é o gestor SUS do Hospital Universitário”, acrescenta.

Dispositivo do projeto da Ebserh, denominado de Modelo de Gestão da Atenção Hospitalar (MGAH), o CIG é formado por um conjunto de boas práticas que objetivam a qualificação da atenção à saúde. Além do CIG, o MGAH também é constituído pelos seguintes dispositivos: Núcleo Interno de Regulação (NIR), Kanban, Unidade de Produção (UP), Painel de Indicadores, Linhas de Cuidado e Humanização.

Inovação e melhorias

Compromisso de gestores e profissionais da linha de frente com o alcance de objetivos na melhoria dos atendimentos. Essa é uma das principais inovações trazidas pelos Contratos Internos de Gestão. “A proposta desse novo modelo, com o envolvimento de quem está na ponta do processo assistencial, faz com que as operações como um todo fiquem mais alinhadas e definidas, com metas a serem claramente cumpridas”, defende a chefe do Setor de Avaliação em Saúde do HU Ufal, Inêz Barbosa.

Ela ainda destaca que, além da responsabilidade assumida pelo coordenador de cada serviço, toda a equipe interdisciplinar - composta por médicos, profissionais de enfermagem e apoio administrativo -  também tem a oportunidade de conhecer e acompanhar o atingimento dos propósitos, sabendo, cada um, o seu papel no processo.

“Com o CIG, o profissional assistencial passa a entender quais são as metas, que não são deles ou minhas, mas sim da instituição, de todos nós que a fazemos. A proposta é que os profissionais entendam que os desafios são inúmeros, mas que, quando se faz junto, pensa-se e executa-se melhor. Este é o principal legado: trabalhar em equipe, vislumbrando sustentabilidade para o nosso maior e verdadeiro foco que é o paciente”, destaca.

Inêz também ressalta que os CIGs melhorarão a gestão do HU ao trazer um olhar ainda mais profissionalizado e comprometido não somente com os recursos financeiros, mas também com a missão e a visão da unidade. “O objetivo é se consolidar como hospital de ensino na Rede Ebserh, de forma integrada com a Ufal, ampliando e qualificando os cenários de prática, estimulando pesquisas em tecnologias e inovação em saúde, com foco na assistência de alta complexidade no SUS em Alagoas. Buscamos, ainda, a eficiência na gestão de pessoas e processos com sustentabilidade social, econômica e ambiental até 2023”, afirma.