Professores da Ufal participam do lançamento de livro sobre recifes brasileiros no RJ

Cláudio Sampaio e Taciana Kramer estavam entre os 29 pesquisadores que colaboraram com ampliação da obra do biólogo marinho, Jacques Laborel
Por Olívio Candido - estudante de Jornalismo
26/08/2019 07h20 - Atualizado em 23/08/2019 às 15h52

O lançamento do livro Recifes Brasileiros: o legado de Laborel ocorrido na última sexta-feira (16), no Consulado-Geral da França no Rio de Janeiro, contou com os professores da Unidade Penedo, Cláudio Sampaio, do Laboratório de Ictiologia e Conservação (LIC/Ufal) e Taciana Kramer, do Laboratório de Ecologia Bentônica (LEB/Ufal). A cerimônia faz parte do Projeto Coral Vivo, iniciativa que buscou atualizar e ampliar o trabalho feito por Laborel sobre recifes brasileiros, realizado na década de 1960.

Os pesquisadores participaram do livro falando sobre os Recifes e/ou ambientes coralíneos sob a influência do rio São Francisco em Alagoas e Sergipe. Sobre a importância do estudo para reedição da obra, Cláudio Sampaio afirma que o estudo é inédito e destaca que “Laborel realizou vários mergulhos na capital alagoana, mas nenhum no litoral sul, devido sua influencia no rio São Francisco, que naquela época lançava grande volume de água doce e sedimentos, deixando a região com condições inadequadas para o desenvolvimento de ambientes recifais, que necessitam de águas com salinidade constante e claras”.

Sobre a experiência de trabalhar em um projeto de referência, o pesquisador comemorou sua participação e enalteceu os trabalhos feitos nos Campis do interior. “Essa nossa singela contribuição, embora pequena, possui grande importância, inclusive para demonstrar a qualidade das pesquisas realizadas nos campi da Ufal no interior”, concluiu Cláudio.

Projeto facilita o acesso às tipologias de recifes brasileiros

A obra abre espaço para que o trabalho de Laborel seja preservado e que os pesquisadores brasileiros tenham acesso fácil aos seus estudos. Antes do projeto, poucas pessoas conseguiam ter acesso ao material por sua inacessibilidade, em razão que o trabalho foi publicado nos Annales de l’Université d’Abidjan, da Costa do Marfim; ou por não ter uma versão em língua portuguesa, sendo encontrado predominantemente em francês. Por estes motivos, era comum práticas inadequadas como citações de citações em artigos acadêmicos que mencionavam o autor.

Para conferir Recifes Brasileiros: o legado de Laborel na íntegra, acesse o link