Servidores que realizaram exames são convocados para consultas

O atendimento será feito no CIC com agendamento prévio
Por Lenilda Luna - jornalista
25/07/2019 11h36 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h06

Os servidores que foram convocados para realização dos exames laboratoriais e de imagem no mês de julho, lotados nas unidades administrativas da Reitoria e no Hospital Universitário, que são expostos à radiação, devem comparecer às consultas médicas de 29 a 31 de julho e 2 de agosto. 

As consultas com o médico do trabalho são mais uma etapa dos Exames Médicos Periódicos de servidores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e vão ser realizadas na sala de atendimento psicológico da Proest e na sala 01 do Centro de Interesse Comunitário (CIC).  O agendamento deve ser feito pelo Sesi, por meio de ligação para o número 3214-2700, com a enfermeira Milena Gitaí. 

Os servidores que realizaram os exames nos locais indicados pela equipe de Saúde do Trabalho do Sesi não vão precisar buscar os resultados. “Nós já vamos levar todas as informações e resultados, que serão anexados ao prontuário. Na consulta médica, os servidores também receberão uma cópia do laudo médico”, informa Milena Gitaí. 

Os Exames Médicos Periódicos são definidos pela lei 8.112/1990 e fazem parte da Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público Federal. As avaliações objetivam acompanhar e preservar a saúde do servidor, além de detectar possíveis riscos decorrentes da atividade laboral. 

Para mais esclarecimentos, os servidores podem consultar a Cartilha de Exames Periódicos elaborada Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) por meio de sua equipe da Coordenação de Qualidade de Vida no Trabalho (CQVT) e da Unidade do Subsistema Integrado de Assistência à Saúde do Servidor (Siass). 

Na cartilha, a equipe da Progep destaca a importância da realização de exames periódicos, já que “as informações obtidas a partir da realização dos exames são importantes para subsidiar na identificação e orientação de tratamento de doenças, bem como na elaboração de programas de vigilância e promoção de saúde para os servidores da Universidade”.