Professor Ciro Bezerra lança livros no Centro de Estudos do HU

Humanização do Cacon serviu de motivação para o processo de escrita
Por Taciana Gacelin - Jornalista colaboradora
19/07/2019 08h15 - Atualizado em 16/07/2019 às 12h43
Capa do livro que será lançado pelo professor Ciro Bezerra

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa), instituição gerenciada pela rede Ebserh, promoverá o lançamento de dois livros de Ciro Bezerra, pesquisador e professor do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).  O evento, que é aberto ao público, acontecerá no dia 24 de julho (quarta-feira), às 10h, no Centro de Estudos do Hospital. O pesquisador pontua que as obras marcam o processo de tratamento de câncer de mama. “Eu não escrevi o livro por conta da doença, do câncer. Minhas motivações foram a humanização e o acolhimento recebidos no Hospital”, destaca.

As obras, intituladas Sociologia do Trabalho Pedagógico e Formação Humana e Estudo e Virtude,  abordam questões referentes ao mundo do trabalho, construção do humano, educação, política, sentimentos, filosofia, amizade, a arte de viver, dentre outros assuntos. As temáticas apresentadas nos livros refletem a experiência de Ciro Bezerra com as atividades acadêmicas e a relação estabelecida com alunos.

Professor e o tratamento

Ciro Bezerra, que ainda não está curado da doença, recebeu o diagnóstico de câncer de mama em 2017. O pesquisador enfatiza que o tratamento obtido no HU possibilitou que ele continuasse vivo. “Minha vida deve muito às lutas que a professora Valéria [reitora da Ufal] e tantas pessoas fizeram no Brasil, pelo SUS. Deve aos médicos, residentes, enfermeiras, intelectuais do serviço social que cuidaram de mim. Eu costumo dizer que o HU me permitiu viver”, enfatiza.

O professor afirma que, independente de raça, cor, gênero, classe social, no Centro de Alta Complexidade em Oncologia do Hupaa (Cacon), o atendimento humanizado é uma política para todos os pacientes.

Obras

Ciro Bezerra é pós-doutor na área de Ciências Humanas, doutor em Sociologia e mestre em Educação. O docente da Ufal desenvolve pesquisas nos campos da Sociologia do Trabalho, Trabalho e Educação, Políticas Públicas, dentre outros eixos. Com inúmeras produções acadêmicas, o professor carrega, no currículo lattes, premiações, orientações, artigos publicados e produções técnicas.

Sobre a Ebserh

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde janeiro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.