Consuni aprova Moção contra redução de investimento nas áreas de Filosofia e Sociologia

Reunião também aprovou Resolução que assegura livre exercício das atividades de ensino, pesquisa e extensão da Ufal
Por Diana Monteiro - jornalista
14/05/2019 16h49 - Atualizado em 14/05/2019 às 17h03
Consuni reafirma defesa do ensino e da pesquisa nas áreas de Ciências Humanas e Sociais

No debate que pautou a defesa da universidade pública, assegurando sua autonomia, o Conselho Universitário (Consuni) aprovou, por unanimidade, a garantia das atividades de ensino, pesquisa e extensão, além do ensino das ciências Filosofia e Sociologia na Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Na reunião, realizada na terça-feira (7) e que contemplou vários pontos de pauta, também foi aprovada Moção de Repúdio contra posicionamento recente do governo federal por ter sinalizado indicativo de redução de investimento para as citadas áreas da ciência.

No âmbito da Ufal, o anúncio do indicativo para reduzir recursos causou indignação por parte das unidades acadêmicas de Ciências Humanas e Sociais, que destacaram a importância dessas ciências para a construção da cidadania, pensamento crítico, ética, dentre outras positividades que proporcionam  a evolução social.

A Moção aprovada pelo Consuni reafirma inteira aliança com a indignação das citadas unidades acadêmicas com defesa do ensino e da pesquisa nas respectivas áreas, assim como reforça serem elas elementos essenciais para elaboração de leituras e perguntas que alimentarão exercícios profissionais de ética.

Um dos parágrafos da Moção: “Repudiam-se os ataques e as ameaças a essas ciências. Defende-se o compromisso com a ética e com a construção contínua do conhecimento, com a pluralidade de ideias e com a reflexão crítica sobre a condição humana”. Mais adiante: “Tais valores, tão presentes no seio das sociedades contemporâneas, constituindo-se em elementos inerentes às suas culturas, requerem, especialmente no Brasil, a preservação e reconhecimento da importância das Ciências Humanas e Sociais.

Confira a Moção aprovada pelo Consuni.