Laboratório da Ufal leva representantes para simpósio em São Paulo

Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto é um dos mais tradicionais da área
Por Ascom Ufal
29/04/2019 08h00 - Atualizado em 29/04/2019 às 11h51
Professor Humberto Barbosa no estande da Eumetsat

Professor Humberto Barbosa no estande da Eumetsat

No período de 14 a 17 de abril, especialistas em geotecnologias, oriundos de diversos países, estiveram reunidos na 19ª edição do Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR), em Santos (SP). Pesquisadores do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis) levou o nome da Ufal para o evento.

Realizado a cada dois anos, o Simpósio é um dos mais tradicionais da área e promove o diálogo entre representantes da comunidade técnico-científica e usuários empresariais sobre pesquisas, desenvolvimento tecnológico, aplicações, ensino e política científica no Brasil e no mundo. O evento é organizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e pela Associação de Especialistas Latinoamericanos em Sensoriamento Remoto (Selper).

O Lapis/Ufal esteve no Simpósio por meio de uma parceria com a Eumetsat, organização intergovernamental, com sede em Darmstadt, Alemanha, atualmente composta por mais de 30 Estados-Membros. A Organização Europeia para Exploração de Satélites Meteorológicos é uma das instituições internacionais que realiza Exposição Técnica desde as primeiras edições do SBSR. Este ano, mais uma vez, montou um estande com apoio do Lapis. 

No local, foram apresentados os principais dados e produtos dos satélites operados pela agência europeia, com importância fundamental para a previsão do tempo, bem como para o monitoramento climático e ambiental.

Na ocasião, também foram expostas as principais experiências com uso de dados do satélite Meteosat, da Eumetsat, em áreas científicas estratégicas para o Brasil, como é o caso de produtos que fundamentam o planejamento e formulação de políticas na área ambiental brasileira, bem como informações meteorológicas e tecnologias avançadas voltadas ao monitoramento e prevenção do risco de desastres, como é o caso das secas e das enchentes no Brasil.

O público de gestores públicos, empresários, pesquisadores e estudantes pode conhecer as facilidades apresentadas pela Agência para o uso de informações e dados de satélites meteorológicos em seus respectivos setores.

Trabalho em parceria

As imagens do Meteosat têm sido utilizadas para monitorar as condições de tempo meteorológico no bairro do Pinheiro. Todos os dias o Lapis emite a previsão do tempo para o Brasil e, especificamente, para Maceió. Acompanhe a transmissão ao vivo das imagens do satélite Meteosat-11 no canal Lapis MET no Youtube para saber as condições que podem afetar o bairro em dias de fortes chuvas.