Último dia de eleição do Sintufal movimenta Campus A.C. Simões e HUPAA

Ontem (26) pleito foi realizado nos campi do interior, unidades educacionais e equipamentos da Universidade
Por Pedro Ivon – estagiário de Jornalismo
27/03/2019 15h51 - Atualizado em 27/03/2019 às 15h55
Eleitores têm até o final da tarde para escolher a próxima gestão do Sintufal. Foto: Renner Boldrino

Está acontecendo desde ontem (26), a Eleição do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas (Sintufal). O pleito decidirá a nova Direção Executiva Colegiada do Sindicato para o mandato dos próximos dois anos. Com duas chapas na disputa pela Direção, as eleições têm ocorrido de maneira tranquila em todos os campi e unidades educacionais da Ufal. Segundo Davi Fonseca, coordenador geral do Sintufal, a disputa eleitoral ocorre de maneira sadia e sem intercorrências.

No primeiro dia, as eleições ocorreram no Centro de Ciências Agrárias (Ceca), nos Campi Arapiraca e do Sertão e em suas respectivas unidades educacionais. Puderam votar, ainda, servidores do Espaço Cultural, da Usina Ciência, do Museu Théo Brandão, do Museu de História Natural, do Labmar e da Escola Técnica de Artes.

Hoje a votação ocorre no Campus A.C. Simões e no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA). “O pleito está sendo muito tranquilo, tudo dentro dos conformes e trabalhando bem, dentro da disputa eleitoral sadia”, afirmou Davi Fonseca, coordenador geral do Sintufal. Dentre as opções de voto estão a Chapa 1, sob o lema Resistir e Lutar, e a Chapa 2, Unificando a Luta.

Lenilda Luna, representante da Chapa 1, afirmou que “o que vimos de mais importante nessa campanha é a necessidade de conscientizar os técnico-administrativos e os servidores, de modo geral, da importância da sindicalização”. E continua: “nós precisamos fortalecer o ente coletivo, que é o sindicato, nas lutas que vêm por aí”. Paulo Jorge, representante da Chapa 2, reforçou as demais fala, afirmando que “o pleito está ocorrendo de maneira tranquila, dentro das expectativas de participação dos servidores”.

O servidor sindicalizado pode votar até o final da tarde de hoje. O encerramento do pleito varia entre as 17h e as 18h, dependendo do posto de votação. No HUPAA, o processo se estenderá até às 20h. Na quinta-feira (28) haverá a apuração dos votos e a expectativa é de que até o começo da tarde o resultado seja divulgado.

Confira abaixo os horários de votação por local para hoje (27):

9 às 17h:
CIC (Edufal, Proest, Progep, Propep e terceirizados); Sinfra, Arquivo Geral e Almoxarifado; Ctec; Famed, FAU, Foufal e Icat
9 às 18h: Reitoria; Iefe; BC; Biblioteconomia; Cedu; Esenfar; Fanut; Fale; IP; FDA; Fórum; Feac; NDI;  FSSO; IC; ICBS; ICHCA;  ICS; IF; Igdema e IM

No Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Huppa), a votação teve início às 7h e se encerrará apenas às 20h.

Clique aqui para acessar as orientações normativas sobre o processo eleitoral.