Projeto auxilia a elaborar laudos de áreas insalubres na Ufal

Professores, alunos e servidores coletarão as informações necessárias nos setores considerados insalubres
Por Thamires Ribeiro – estagiária de Jornalismo
01/03/2019 08h03 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h06
Grupo de extensão que vai auxiliar na elaboração dos laudos

Com o objetivo de agilizar a elaboração dos laudos das áreas insalubres da Universidade Federal de Alagoas, um grupo de extensão criado pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) irá auxiliar na coleta de informações dos ambientes em que os servidores estão inseridos.

A revisão dos adicionais e gratificações por insalubridade, periculosidade, irradiação ionizante e gratificação por trabalhos com raios-x ou substâncias radioativas, e a implantação em um novo sistema obedecem a uma determinação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG).

O grupo de extensão é composto por 12 integrantes, que são estudantes e servidores da Ufal. Eles estão divididos em seis equipes e serão acompanhados pela técnica em Segurança do Trabalho Sandra Regina, além dos engenheiros do Trabalho Bruno Menezes e Beroaldo Rodrigues, nas avaliações dos setores.

“A caracterização e a justificativa para a concessão de adicionais de insalubridade e periculosidade aos servidores dar-se-ão por meio de um laudo técnico. Para a elaboração do laudo, é necessário que os ambientes de trabalho passem por avaliação técnica, onde serão observadas as atividades que são desenvolvidas e os agentes químicos, físicos ou biológicos a que os servidores possam estar expostos, bem como o tempo de exposição e a habitualidade”, explicou Sandra Regina, técnica em Segurança do Trabalho.

Cerca de 242 servidores de 158 setores dos três campi da Universidade terão seus ambientes de trabalho avaliados no que diz respeito a insalubridade. “As visitas sempre aconteceram, mas com essa medida do Ministério do Planejamento nós tivemos que ampliar esse alcance”, disse Sandra.

Os integrantes do grupo passarão nos setores para medir a temperatura, a pressão sonora, a umidade relativa do ar e a luminosidade do ambiente, e preencherão um check list com as informações necessárias para a avaliação. Após isso, os engenheiros vão elaborar o laudo que descreve se o local em que o servidor está inserido é, ou não, insalubre.

Na quarta-feira (27), os participantes do projeto de extensão se reuniram pela 3ª vez para participar de uma capacitação para a coleta de informações. As visitas de campo devem começar no dia 11 de março. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos entre os meses de setembro e dezembro deste ano.