Professor da UFG tira dúvidas sobre Plataforma Sucupira

Seminário na Ufal foi promovido pela Propep e teve como público-alvo os coordenadores dos programas de pós-graduação
Por Pedro Ivon - estagiário de Jornalismo
30/01/2019 10h47 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h06
Professor Fausto Miziara, da Universidade Federal de Goiás

Ocorreu na manhã da última terça-feira (29), o Seminário Capes Sucupira, promovido pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep/Ufal). O evento foi voltado para os coordenadores e secretários dos programas de pós, no auditório Vera Rocha. Outras instituições também foram convidadas a participar da atividade.

O seminário foi ministrado pelo professor Fausto Miziara, da Universidade Federal de Goiás (UFG). “O objetivo da palestra é discutir a pós-graduação em uma perspectiva mais ampla e como essa discussão pode se materializar no relatório Sucupira, que é o que os coordenadores de pós-graduação têm que preencher todo ano para a Capes”, explicou o docente. Coordenando Programas de Pós-Graduação (PPGs) há mais de 20 anos, Fausto explicou que a plataforma Sucupira é relativamente nova e fornece os elementos de avaliação do programa à Capes.

Durante seu tempo de fala o professor abordou pontos específicos, apresentando e explicando os campos de preenchimento da Sucupira. Os participantes elogiaram a iniciativa do evento. “Quando eu recebi o convite, prontamente o aceitei, mesmo porque é um tema de extrema importância. Como pró-reitores, nós acompanhamos os coordenadores do stricto sensu na elaboração do relatório para a Capes. Então, a gente tem que estar atento às novas diretrizes”, explicou Daniela Kapengele, da Unit.

Outra participante foi Rosa Predes, coordenadora do PPG de Serviço Social, que ressaltou que o seminário foi esclarecedor. “Eu acho que a pró-reitoria tem esse papel de colaborar para que os programas entendam como é, não só o processo de registro na plataforma Sucupira, mas também que a gente entenda a política de pós-graduação, o papel de cada programa, da pró-reitoria”, disse.

O pró-reitor da Propep, Alejandro Frery, esteve presente ao Seminário e afirmou que já na terceira semana de fevereiro haverá a uma reunião de trabalho decorrente desse evento. “Não é apenas ler uma pergunta e responder, como o professor Fausto frisou, tem toda uma filosofia que tem que transparecer, tem que ficar clara no preenchimento”, explicou Alejandro sobre a plataforma.