Ufal disponibiliza novo sistema para consulta de agendamentos de veículos

Além de acompanhar as reservas, servidores podem consultar dias e horários em que os carros estão disponíveis
Por Thamires Ribeiro – estagiária de Jornalismo
06/08/2018 10h07 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h06
Servidores devem ficar atentos ao novo procedimento de consulta para transportes

Servidores devem ficar atentos ao novo procedimento de consulta para transportes

Visando contribuir ainda mais com a transparência dos serviços públicos oferecidos pela Universidade Federal de Alagoas, um novo sistema foi disponibilizado para a consulta dos agendamentos de veículos pertencentes aos três campi. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) e o Núcleo de Tecnologia (NTI), e tem como objetivo tornar pública a utilização dos veículos oficiais e automatizar o processo, que antes era feito manualmente.

“Trata-se de uma inovação, não há nenhuma outra universidade com integração entre o Sipac e uma planilha de agendamento de veículos. A planilha de agendamento dos veículos oficiais está publicizada na página da Ufal, tornando-se transparente a utilização da frota dos veículos, possibilitando à comunidade acadêmica consultar os agendamentos e acompanhar se suas requisições estão agendadas. Além de impulsionar o cidadão em exercer seu papel de controle e fiscalização quanto à utilização destes veículos oficiais”, afirmou Evandro Pinheiro, gerente de Transportes da Universidade. 

As solicitações de veículos podem ser feitas por quaisquer servidores técnicos e docentes que necessitarem do transporte para serviços administrativos ou acadêmicos. Se a viagem for para dentro de Alagoas, o agendamento deve ser solicitado, no mínimo, com 48h de antecedência. Já para outros estados, o prazo é de 15 dias. 

Porém, o gerente de Transportes frisa que a requisição não garante o agendamento, já que o mesmo depende da disponibilidade de veículo para atender a demanda. Pensando nisso, o novo sistema possibilita a consulta de agendamentos antes de o servidor solicitar. 

“O agendamento é realizado, prioritariamente, por ordem de cadastro da requisição de veículos no Sipac para o dia demandado. À medida que a Gerência de Transportes autoriza ou nega a requisição, automaticamente o sistema envia e-mail ao requisitante e ao beneficiário cadastrados. Com a parceria com o NTI, foi realizado um trabalho que possibilitou parametrizar o Sipac com a planilha do agendamento de transportes de forma automática. Ou seja, assim que for autorizada a requisição no sistema, a planilha de agendamento na página da Ufal será alimentada, de forma muito mais ágil e confiável”, explica Pinheiro. 

Os servidores técnicos e docentes podem solicitar o agendamento de veículos abrindo uma requisição no Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac) através das abas Portal Administrativo – Requisições – Veículo/transporte – Cadastrar requisição.  Após isso, os agendamentos podem ser consultados no site da Ufal, nas abas Transparência – Institucional – Agendamento de transporte ou clicando aqui.