Edital busca soluções tecnológicos para empresas inovadoras

O PPG-Empresa financiará bolsas de mestrado e doutorado dentro de empresas de Alagoas
Por João Paulo Rocha - estagiário de Relações Públicas e Pollyanna Martins - relações públicas colaboradora
30/07/2018 10h37 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h06
Arte de divulgação

Pesquisadores da Ufal tiveram a oportunidade de conhecer o edital de Programa de Pós-graduação voltado a empresas, o PPG-Empresa. O documento foi lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) no dia 26 de junho, e apresentado na Universidade a convite do Programa de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit).

A ação foi realizada por meio da assessora Científica de Projetos Especiais e Inovação da Fapeal, Juliana Khalili, que realizou uma apresentação com o intuito de esclarecer dúvidas e questionamentos sobre como o edital ocorrerá. “É um projeto piloto para todo o Brasil, e Alagoas sai na frente, onde alunos de mestrado e doutorado elaborarão suas teses, fornecendo soluções tecnológicos para empresas inovadoras. Nosso principal desafio é fazer esse link entre a academia e o setor privado, identificando  os desafios de uma empresa e as soluções que a academia pode oferecer. É uma grande oportunidade para o nosso Estado, paro o setor produtivo local e pras nossas instituições de ensino superior”, explicou Juliana.

Entre os presentes, estavam o professor do Profnit Josealdo Tonholo, o diretor Científico da Fapeal, João Vicente Barroso Lima, empresários atuantes em Alagoas, e representantes de cursos de pós-graduação da Ufal e de outras instituições.

O PPG-Empresa tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de projetos que busquem soluções tecnológicas para os problemas e necessidades do setor produtivo local, voltadas ao desenvolvimento de produtos e/ou processos inovadores em empresas, além de colaborar com a melhoria do conceito dos programas Stricto Sensu. Assim, o edital financiará, por meio de bolsas de mestrado e doutorado, o fortalecimento de equipes de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), dentro das micro, pequenas, médias e grandes empresas do estado de Alagoas.

O edital está aberto até o dia 17 de agosto para apreciação das propostas. Durante esse período, a Fapeal realizará seminários focais de sensibilização com empresas interessadas e com os PPG’s, a fim de unir academia e empresa.

Confira o edital completo aqui.