Atendimento nutricional para servidores da Geap é realizado na Progep

Consultas são feitas individualmente com o objetivo de traçar uma programação alimentar

11/04/2018 10h08 - Atualizado em 18/04/2018 às 12h59
Nutricionista realiza trabalho de educação alimentar com servidores

Nutricionista realiza trabalho de educação alimentar com servidores

Letícia Sant’Ana - estagiária de Jornalismo

Mensalmente, servidores docentes e técnicos da Ufal recebem atendimento nutricional, ofertado pelo Programa Viva Melhor, da Geap. As consultas para os beneficiários e seus dependentes são feitas individualmente com o objetivo de traçar uma programação alimentar. O próximo atendimento será realizado no dia 25 de abril, na Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep).

A nutricionista responsável, Anelise Luna, explica que a grande maioria dos pacientes passa o dia no trabalho e é no dia a dia que a alimentação deve melhorar. “Um bolo que um colega de trabalho leva, um café com muito açúcar, uma bolacha, são exemplos de alimentos comuns dos servidores públicos. Trago a ideia de uma melhoria diária na alimentação”, conta.

A nutricionista, que também é formada em gastronomia, mantém contato semanalmente com os pacientes pelo aplicativo de mensagens WhastApp, enviando informações de nutrição e receitas para implementar na programação. “Em cima da educação nutricional conseguimos atingir os objetivos que cada um tem. A ideia não é só emagrecer, é a partir das melhores escolhas sobre o que comer e como comer, melhorar a qualidade de vida”, afirma. O trabalho de educação alimentar é semanal e a avaliação é mensal, com os atendimentos gratuitos.

O Programa Viva Melhor constitui num conjunto de ações que tem por finalidade a promoção da saúde, a prevenção de riscos e doenças, o tratamento e a reabilitação da saúde, além de oferecer ações educativas para adoção de hábitos saudáveis e acompanhamento por equipe multidisciplinar.