Espaço da Reitoria recebe decoração sustentável de Natal

Ufal também terá projeto de revitalização no ano que vem
Por Eduardo Lira - estagiário de Relações Públicas
18/12/2018 09h28
Jardim da Reitoria com decoração especial. Fotos: Eduardo Lira

O jardim da Reitoria recebeu desde o início do mês de dezembro uma decoração especial. Diversas plantas chegaram para dar cara nova ao espaço. A intervenção faz parte do projeto piloto promovido pelo trabalho em conjunto da servidora Valéria Coelho, a Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), o Centro de Ciências Agrárias (Ceca), o Arboretum, e diversos trabalhadores da Ufal e estudantes dos cursos de Arquitetura e Design.

Pneus coloridos despojados pelo chão com flores naturais preenchendo-os, além de plantas medicinais, condimentar e alimentar são os materiais que compõem a ornamentação e dividem espaço entre as demais árvores da área. A servidora Valéria Coelho explica que a ideia veio a pedido da Gestão e que a intenção inicial era ornamentos natalinos ecologicamente sustentável, substituindo os tradicionais adereços artificiais e poluidores, a proposta foi ampliada para algo que pudesse ficar permanente com a revitalização do pátio da Reitoria explorando a reciclagem e reutilização de materiais.

A decoração faz parte de uma preparação para algo maior que está por vir. “A proposta é expandir esse projeto para toda a Universidade. A Ufal acabou de encerrar um processo de licitação para jardinagem, que começa a partir de janeiro do ano que vem”, explica a servidora e sugere: “Gostaríamos de convidar toda a comunidade para contribuir com esse projeto, através de doações de plantas ornamentais, medicinais e/ou comestíveis. Além de voluntários para o cuidado desse espaço. Quem quiser cuidar também, pode vir!”.

GT de paisagismo

Na última quinta-feira (13), foi realizada a primeira reunião do Grupo de Trabalho de Paisagismo formado por servidores do Ceca, do Centro de Educação (Cedu), do Centro de Tecnologia (Ctec), do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra). O GT Paisagismo vai para tratar sobre a ornamentação que será realizada por todo o espaço da instituição.

A prioridade do projeto de revitalização serão os espaços coletivos, além da entrada da Universidade, com trabalhos paisagistas, implantação de totens, sinalização, entre outros.