Ufal realiza programação dedicada ao Dia do Idoso

Teve caminhada pelo campus, uma roda de conversa e apresentação das idosas do Sesc; HU também participou da programação
Por Pedro Ivon – estagiário de Jornalismo e Klebson Candido - estagiário de Relações Públicas
02/10/2018 13h15
Reitora Valéria Correia participou de roda de conversa. Foto: Renner Boldrino

Foi realizada, nesta segunda-feira (1°), no prédio da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Campus A.C. Simões, parte da programação em comemoração ao Dia do Idoso. Promovida pelo Instituto de Educação Física (Iefe), pelo Grupo de Pesquisa Multiprofissional sobre Idosos (GPMI) e pelo Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), a programação teve início com uma feira de informações dos cursos e grupos participantes.

“Gostaríamos que os professores da Universidade, os técnicos, que estejam perto da aposentadoria, de 60 anos ou mais, participem”, disse a professora Socorra Dantas, do Iefe, que também faz parte da organização das atividades. Além dos docentes, participaram da organização os alunos de Educação Física e Enfermagem, e membros do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS).

Após a feira de informações e uma caminhada pelo Campus A.C. Simões, seguindo com as atividades da manhã, foi realizada uma roda de conversa com o tema Ser Idoso. Socorro Dantas falou sobre atividade física para a pessoa idosa, e também participaram da discussão a docente do ICBS, Gentileza Neiva, com a temática de autocuidado, e a psicóloga Emanuele Gomes, que abordou a saúde mental dos idosos.

A reitora Valéria Correia esteve presente no evento e comentou sobre a importância dessa atividade. “[O evento] coloca para a sociedade que a Universidade Federal de Alagoas valoriza os idosos”, destacou. Durante seu tempo na roda de conversa, Valéria parabenizou os idosos e também a organização, afirmando que a Ufal faz questão de comemorar esse dia, não somente com atividades pontuais, mas contínuas e sistemáticas.

Após a roda, todos foram convidados a presenciar a apresentação das idosas do Sesc e a programação do dia ainda contempla mais atividades como a zumba para idosos, dança circular, capoeira para idosos, entre outras.

Comemorações movimentam rotina do Hospital Universitário

A rotina comum ao ambiente hospitalar deu lugar a diversas atividades e ações em comemoração ao Dia da Pessoa Idosa, na última segunda-feira (1), no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa). A programação reuniu pacientes, acompanhantes e profissionais nos ambulatórios médicos, da Unidade de Regulação Assistencial e clínica cirúrgica do Hospital.

Enquanto aguardavam o atendimento na Unidade de Regulação Assistencial, que é responsável pela marcação de consultas, retornos e outros procedimentos do HU, os pacientes participaram de atividades lúdicas do Projeto Acolher, que desenvolve ações de humanização nas filas do Hospital, além de sorteio de brindes.

Nos ambulatórios médicos, o público contou com show musical de profissionais do Hospital a apresentação do grupo Gingaterapia, da Associação Pestalozzi de Maceió. O grupo que preserva a tradição de diversas manifestações culturais, como Capoeira, Ciranda, Pastoril e Coco de Roda, é voltado a pessoas da terceira idade.

Na clínica cirúrgica, a programação contou com a apresentação do cantor alagoano Igbonan Rocha e do projeto de extensão Anjos do HUPAA, que levaram música a pacientes e acompanhantes nas enfermarias.

Para o integrante do grupo Gingaterapia, José Leite, de 72 anos, há diversas possibilidades para manter a vitalidade, apesar do preconceito. “Antigamente não haviam comemorações assim como essa e os idosos não se sentiam integrados à sociedade. Hoje, conseguimos até discutir com o poder público sobre os nossos direitos e limitações”, comentou.

Cicera de Lira Miranda, de 80 anos, falou que mesmo com as limitações impostas pela idade, a sua rotina foi transformada através da dança e da interação com as pessoas. “A gente dança, conversa, e compartilha as coisas da vida. A minha vida hoje é também dançar, me divertir”, garantiu Cicera.

O serviço de reumatologia do HU, por meio do grupo Reconstruindo Histórias, que reúne mensalmente pacientes portadores de doenças reumatológicas, abordou o envelhecimento saudável e as formas de tratamento e controle  das doenças.