Dia do Professor na Ufal teve apresentação cultural, roda de conversa e poesias

O "Encontros e Encantos" teve como objetivo realizar uma confraternização entre os professores e homenageou os coordenadores de cursos da Universidade
Por Pedro Ivon – estagiário de Jornalismo
18/10/2018 07h00 - Atualizado em 18/10/2018 às 18h01
Coordenadores de curso receberam homenagem durante o evento

Foi realizado, na manhã desta quarta-feira (17), no Auditório da Reitoria, o Encontros e Encantos, em comemoração ao Dia dos Professores celebrado na última segunda-feira (15). O evento teve início por volta das 9h, com um café da manhã para os docentes, e foi organizado pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e pela gestão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

A professora Suzana Barros, da Prograd, foi uma das responsáveis pela realização do evento e falou que “esse evento já foi organizado no ano passado e a nossa ideia era de que a universidade pudesse ter um momento de confraternização, para celebrar esse momento tão especial que é o dia do professor, já que o que nos define como instituição universitária é a formação de pessoas, é o trabalho que desenvolvemos como docentes, como formadores. Claro, aliado ao trabalho de pesquisa e extensão, mas seria importante ressaltar esse trabalho tão bonito que professores e professoras desenvolvem”.

A abertura ficou por conta de uma apresentação de voz e violão da aluna de Pedagogia, Dayane Rose. Após a apresentação cultural foi transmitido um vídeo institucional da reitora Valéria Correia, sobre a data. A seguir. uma roda de conversa sobre Ser Professor, foi apresentada pela professora Kátia Ramos, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

“Eu venho desenvolvendo pesquisa há mais de 20 anos no campo da Pedagogia universitária e a minha conversa hoje será muito mais uma troca com os professores. Uma reflexão sobre o que é ser professor. Sobre os encontros e encantos da docência”, explicou a professora Kátia.

Após a conversa, foi aberta a mesa de abertura composta pelo vice-reitor, o professor José Vieira, a pró-reitora de graduação, professora Sandra Regina e a pró-reitora de gestão de pessoas, Carolina Gonçalves.

“Nós acreditamos que uma sociedade democrática e participativa se constrói a partir da educação. E a universidade e seus professores, seus técnicos, têm um papel decisivo na construção de valores, de princípios, de debates democráticos, de diálogo”, falou o vice-reitor, ressaltando em seguida que uma comemoração como o Encontros e Encantos é significativa por conta da importância da profissão do docente.

Após a mesa de abertura foram entregues rosas aos coordenadores de cursos homenageados. Encerrando a comemoração, o professor Otávio Cabral, vice-diretor do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Arte (ICHCA), recitou alguns poemas, no momento Docência com Poesia.