Banco de fontes de pesquisadores da Ufal é novo projeto da Ascom

Informações devem ser enviadas pelos próprios interessados

24/05/2017 13h31 - Atualizado em 25/05/2017 às 15h05
Banco de fontes será um documento organizado pelo núcleo e reunirá informações importantes sobre os pesquisadores da Ufal

Banco de fontes será um documento organizado pelo núcleo e reunirá informações importantes sobre os pesquisadores da Ufal

Klebson Candido – estudante de Relações Públicas

A Assessoria de Comunicação da Ufal, por meio do Núcleo de Relações Públicas (Nurp) convida os professores e técnico-administrativos de todos os campi e unidades a participarem da composição do banco de fontes de pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas.

O banco de fontes será um documento organizado pelo núcleo e reunirá informações importantes sobre os pesquisadores da Ufal, como as áreas de especialização, de pesquisa, os grupos de pesquisa que participam, bem como os assuntos que podem repercutir em caso de entrevistas e outras solicitações externas. 

"Essa iniciativa é interessante, pois a partir de agora nós vamos poder oferecer o conhecimento e a experiência dos nossos professores para serem debatidos na mídia local, nacional e internacional", reforça a relações públicas da Ufal, Janaina Alves.  

O objetivo é dar visibilidade a produção do conhecimento da instituição por meio do atendimento às solicitações dos veículos de comunicação e entidades que fomentam a produção científica. Para participar, o professor ou técnico-administrativo deve enviar suas informações por meio do formulário online. Lá também deve ser dada a autorização para a Ascom da Ufal divulgar seus contatos para a mídia para a concessão de entrevistas e matérias. 

 

Metodologia adotada

Para construir o documento, a equipe do Nurp irá dividir o trabalho em diferentes frentes. "Esta ação será feita em etapas. Sendo a primeira delas a coleta das informações, que vai até o dia 10 de agosto", destaca Janaina. 
O calendário das ações contempla ainda, a organização e diagramação do material recebido e a disponibilização das informações para a comunidade universitária e para a imprensa. Lembrando que os veículos de comunicação poderão acessar o material e entrar em contato com a Ascom já tendo consultado os nomes dos especialistas num determinado assunto que queira abordar.
Apresentação do banco de fontes
 

Na última sexta (19), o projeto foi apresentado aos coordenadores de cursos no Fórum dos Colegiados promovido pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e Procuradoria Educacional Institucional (PEI), no Campus A.C. Simões. Na ocasião, os coordenadores de cursos foram informados das etapas do projeto e de como poderiam ajudar incentivando os colegas nas unidades acadêmicas. Confira quais são as outras datas importantes:

Até 10/08: coleta das informações (via formulário)
30/08: organização, compilação e diagramação dos dados
15/12: disponibilização para a comunidade