Professor do Ceca recebe prêmio na área de Ecologia Química

Euzébio Goulart foi premiado no 10ª Encontro Brasileiro de Ecologia Química em São Carlos, SP

29/12/2017 16h37 - Atualizado em 03/01/2018 às 11h14
Professor Antônio Euzébio Goulart Santana

Thamires Ribeiro – estagiária de Jornalismo

Como consequência do destaque alcançado em suas pesquisas na área de Ecologia Química, o professor Euzébio Goulart, do Centro de Ciências Agrárias (Ceca) da Universidade Federal de Alagoas, recebeu este mês o Prêmio Nacional de Ecologia Química Professor José Tércio Barbosa Ferreira, no 10º Encontro Brasileiro de Ecologia Química.

Durante o evento, o docente apresentou a palestra The pest control research performed by the group of Ufal and pheromone to control the main cashew pest at the northeast of Brazil. Goulart segue a linha de pesquisa que estuda feronômios de insetos para controle de pragas, testando-os em animais e humanos.

O professor foi o 5º pesquisador a ganhar o prêmio. “É importante ver seu esforço reconhecido entre seus pares. É sempre uma sensação de dever cumprido, de retornar para a sociedade o que ela lhe proporcionou. Sempre estudei em escola pública, sou docente de uma instituição pública e este é um reconhecimento a mim e aos membros do laboratório de pesquisa, a todos os estudantes e colegas”, expressou ele.

Além de fazer parte do corpo docente da Ufal, Euzébio Goulart foi um dos fundadores do Programa de Pós-graduação em Química e Biotecnologia (PPGQB) da Universidade a qual faz parte há 42 anos.

O 10º Encontro Brasileiro de Ecologia Química

O Encontro Brasileiro de Ecologia Química (EBEQ) 2017, aconteceu em São Carlos (SP), entre os dias 4 e 7 de dezembro. O evento é realizado bienalmente e reúne diversos estudantes de graduação e pós-graduação, além de pesquisadores da área de Ecologia Química de toda a América do Sul.

Segundo o docente, durante o evento são tratados assuntos acerca da ecologia em geral, tendo como referência o controle de pragas agrícolas e vetores de doenças, tanto para a agricultura como para os animais e os homens.

Este ano o encontro abordou o uso da Ecologia Química para se entender a estrutura da biodiversidade; a sustentabilidade agrícola através da manipulação química de plantas, insetos e micro-organismos; e as interações ecológicas e evolutivas mediadas por metabólicos secundários.

O prêmio

O Prêmio Nacional de Ecologia Química Professor José Tércio Barbosa Ferreira é uma homenagem ao professor que trabalhou ativamente na área de Ecologia Química no Brasil e faleceu em 1997. O Prêmio é entregue bienalmente para pesquisadores que tenham ganhado destaque na referida área.