Professor da Ufal participa de congresso sobre tecnologia educativa no Chile

Evento teve como tema "Investigação, Inovação e Tecnologias"

21/11/2017 13h54 - Atualizado em 21/11/2017 às 14h04
Mercado apresentou trabalho sobre prática de letramento digital com produção de HQ

Ascom Ufal

O professor titular da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Luís Paulo Mercado, participou da 20ª edição do Congresso Internacional Edutec, ocorrido entre os dias 08 e 11 de novembro de 2017, na cidade de Santiago do Chile. Organizado pela Associação para o Desenvolvimento da Tecnologia Educativa e pela Universidad de Santiago do Chile, o evento teve como tema Investigação, Inovação e Tecnologias, sendo apresentados os avanços das investigações e inovações na inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nos processos formativos.

O congresso mostrou que as pesquisas na área de TIC vêm aumentando progressivamente com a incorporação de novas temáticas, como formação na modalidade e-learning ou b-learning, Cursos Massivos Online (MOOC), cápsulas educativas, aplicações móveis, inserção das TIC na docência universitária e na formação inicial docente; inovações educativas baseadas no uso de TIC, aprendizagem de máquinas, e-Cidadania, gamificação em espaços educativos, dentre outros.

O professor Luis Paulo Mercado apresentou o trabalho Prática de letramento digital com produção de história em quadrinhos no curso de Pedagogia da UFAL, que foi também publicado no livro digital do evento. O trabalho descreve a experiência de letramento digital junto aos estudantes da disciplina TIC no Curso de Pedagogia, ofertada em 2016 no turno noturno da UFAL, na qual foi trabalhada a autoria por meio de múltiplas linguagens envolvendo a assistência de vídeo, leitura de artigos de revistas online e produção de cartilha na forma de histórias em quadrinhos.

“Tendo como base os materiais lidos e o foco no tema Perigos na Internet,  buscou-se compreender os desafios e riscos relacionados ao uso da internet e as interdependências envolvendo o comportamento dos usuários das TIC”, explicou Mercado, acrescentando que as histórias em quadrinhos produzidas foram publicadas nos blogs de cada dupla/trio de estudantes, criados para divulgar as produções da disciplina e para avaliação.

Para o professor Mercado, o congresso se constituiu num dos principais espaços internacionais para troca de experiências e debates na área de TIC na Educação, servindo para divulgar os avanços e temáticas emergentes na área. Para participar do evento, ele contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), através do Edital nº 7/2017 – Auxílio à Participação em Reunião Científica no Exterior.

A próxima edição do evento acontecerá na Universitat de Lleida na Espanha, no período de 24 a 26 de outubro de 2018.

Clique no link abaixo para ver a apresentação do trabalho com as histórias em quadrinhos produzidas.