Adufal lança Comitê e debate crise no país

Evento foi realizado no hall da Reitoria da Ufal

29/03/2016 14h00 - Atualizado em 30/03/2016 às 12h01
Comitê foi lançado para debater crise política do Brasil. Foto:Thiago Prado

Diana Monteiro - jornalista

Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) lançou na manhã desta terça-feira (29), no Campus A. C. Simões, o Comitê em Defesa da Democracia que se constituiu num espaço de debate sobre a atual crise política que acomete o país. A solenidade teve como local o hall do prédio da Reitoria e reuniu representantes dos três segmentos universitários na discussão sobre a importância da mobilização da sociedade, em especial da Universidade, em defesa da democracia. “Estamos vivendo uma crise política, ética e também no judiciário brasileiro. Temos que lutar para garantir o Estado Democrático de Direito”, frisou a professora Maria Aparecida Oliveira. Entre os participantes estavam os professores Welton Roberto Santos, Sandra Lira, Cícero Albuquerque e Ana Vergne, presidente da Adufal, que conduziu o lançamento do comitê e o debate.

A crise por que passa o Brasil vem tendo espaço de debate na Ufal, a exemplo do Conselho Universitário (Consuni), que aprovou a nota pública manifestando seu posicionamento acerca da conjuntura política e econômica. A Pró-reitoria de Extensão (Proex) realizou um seminário na última segunda-feira (28), oportunizando à comunidade universitária e à sociedade o aprofundamento sobre a preocupante situação.

Outro debate será realizado pela Proex na próxima quarta-feira (30), em Penedo, das 19h às 22h. Os debatedores serão os professores da Ufal Jailton Lira e Mércia Pimentel, que farão palestras com os temas As razões do golpe: aspectos históricos e políticos; e O papel da grande mídia como formadora de opinião pró-impeachment. A mediação será feita pelo professor Alexandre Oliveira, também da Ufal.