HU encerra Outubro Rosa na Ufal com palestra e planeja novas ações

Projeto será anual e deve envolver toda a comunidade

27/10/2016 13h33 - Atualizado em 03/11/2016 às 08h40
Palestras encerraram o Outubro Rosa na Ufal (Fotos: Daniel Araújo)

Jacqueline Freire – jornalista colaboradora

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes/Ebserh encerrou nesta quinta (27) a campanha do Outubro Rosa, feita em parceria com a Universidade Federal de Alagoas. Com três palestras sobre a temática do câncer de mama e a meta de tornar o projeto anual e de envolver não só os funcionários do hospital e universidade, o evento marcou o fechamento de uma série de atividades em prol da prevenção, conscientização e diagnóstico precoce da doença.

Segundo a médica Katarina Vidal, da comissão organizadora e representando a reitora da Ufal, Valeria Correia, e a superintendente do Hospital, Fátima Siliansky, é muito importante e de grande felicidade participar de um evento deste porte. “Fico feliz de ver as mulheres participando, procurando esclarecimentos sobre o tema. Hoje encerramos o mês de conscientização, mas isso não se encerra aqui, todos os dias precisamos trabalhar a prevenção”, avaliou.

Já para a médica Marta Maria Vasconcelos, também da comissão organizadora do evento, a importância de se estudar e debater o tema é tão grande, que é preciso tornar a campanha frequente e assim envolver mais pessoas. “Esse ano o nosso foco foram os colaboradores da Ufal e da Ebserh, mas no próximo ano a ideia é abrir ao público em geral”, disse.

O evento aconteceu no auditório do hospital e contou com a participação de profissionais e estudantes. Para a enfermeira e residente em obstetrícia Maraysa Vieira, a campanha do Outubro Rosa tem tripla importância. “Além da questão da prevenção, a campanha tem o papel de empoderar a mulher, para que conheça o seu corpo e cuide da sua saúde”, afirmou.

Começando com a palestra da enfermeira Monik Kelly sobre sua experiência na assistência no Centro de Oncologia (Cacon), a manhã também foi marcada pela presença da professora Cristina Tezza, professora do curso de enfermagem da Ufal, falando sobre os cuidados paleativos direcionados ao cancer de mama. Segundo ela, o autoexame é importante sim, mas mais ainda cuidar da mulher como um todo, observando o ambiente em que vive, sua alimentação, ambientes com radiação, e outros. Por fim, a educadora física Elisa Pasciucco falou sobre os benefícios do exercício físico na prevenção do CA e realizou ainda uma prática de consciência corporal.

No mesmo dia o Coro da Ufal (Corufal) participou do encerramento do Outubro Rosa no Cacon.