Cuidados com a saúde marcam segundo dia de programação da Semana do Servidor

Atividades continuam até a próxima quinta-feira (27)

25/10/2016 15h07 - Atualizado em 01/11/2016 às 15h44
Servidores participaram de aula de zumba no Campus A.C. Simões

Thâmara Gonzaga e Jacqueline Freire – jornalistas

A atividade começou cedo. A partir das 7h da manhã do último sábado (22), servidores da Universidade Federal de Alagoas e do Hospital Universitário já começavam a chegar ao espaço em frente ao Centro de Interesse Comunitário (CIC), no Campus A. C. Simões, para participar da 1ª Caminhada e Corrida dos Trabalhadores Ufal/HUPAA.

Para começar a aquecer o corpo, alongamento e, logo depois, uma aula de dança mais que animada no ritmo da zumba. Homens e mulheres, muitos acompanhados de familiares, seguiam as orientações dos instrutores e dançavam sem a preocupação de acertar rigorosamente a coreografia. O clima de descontração era maior e ninguém se preocupava em “sair” do passo, o importante mesmo era participar.

Recuperado o fôlego, foram dadas as largadas das modalidades, separadamente. Quem optou pela caminhada, largou primeiro. Dez minutos depois, foi a vez dos corredores. Nesse último grupo, havia também esportistas profissionais, a exemplo do professor do Instituto de Matemática, Krerley Oliveira, triatleta e o primeiro colocado na categoria.

Alguns fizeram apenas meio percurso, de 2,5 km, outros completaram os 5 km. Mas, entre participantes, o que prevaleceu mesmo foram o espírito esportivo e o desejo de autossuperação. No final, todos ganharam medalhas.

A reitora Valéria Correia, o vice-reitor José Vieira, a superintendente do HU, Fátima Siliansky, pró-reitores, demais dirigentes da Ufal e do Hospital também participaram da atividade. “A vida é dura e devemos cuidar do corpo e do espírito”, disse a reitora antes da largada. Acompanhada do vice, ela completou todo o percurso da caminhada de 5 km.

Para encerrar a manhã movimentada, os participantes repuseram as energias com frutas, participaram de sorteios de brindes e curtiram sucessos da música popular brasileira ao som da banda que tem como uma das vocalistas a gerente de Atenção à Saúde do HU, a médica Katharina Moura.

A prática esportiva foi acompanhada por profissionais do Serviço Médico de Urgência (Samu) e, ao longo da manhã, os servidores também puderam desfrutar de sessões de relaxamento, além de conferir a pressão arterial, glicemia e antropometria com a equipe de nutrição do Projeto Nutricardio.

Programação da Semana do Servidor

Organizada por uma equipe multiprofissional formada por servidores da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) e do HU, a 1ª Caminhada e Corrida dos Trabalhadores Ufal/HUPAA faz parte da programação em comemoração ao Dia do Servidor, iniciada na última quinta-feira (20), com o 1º Fórum dos Técnicos Administrativos, ocasião em que foram discutidos os caminhos para a construção da Política de Qualificação dos técnicos na Universidade.

Dando sequência à programação, nesta terça-feira (25), quem estava na reitoria pôde acompanhar uma apresentação do Corufal em homenagem aos servidores.

Amanhã, 26 de outubro, haverá visita guiada ao Parque Municipal, com saída da reitoria às 8h e retorno ao meio-dia. Para participar desta atividade, é preciso se inscrever no link. É recomendável uso de tênis, calças e blusas em tecido leve, além de repelentes e protetor solar.

Finalizando a semana de festividades, no dia 27, no auditório da reitoria, acontece a palestra “Qualidade na vida e no trabalho”, com Mario Persona, a partir das 8h30, e seguida da palestra “Do nada para lugar nenhum”, com Fernando Peron. As inscrições são gratuitas e serão feitas no local.