Treinamento reforça participação de bibliotecários em avaliações de cursos de graduação

Capacitação tem como responsável a assessora e consultora paulista Mirian Rocha

10/09/2015 14h46
Treinamento ministrado por Mirian Rocha reforça participação de bibliotecários em avaliações de cursos de graduação

Diana Monteiro – jornalista

Estruturar um trabalho em consonância com os projetos pedagógicos de cursos de graduação foi o foco da reunião técnica realizada pela assessora e consultora paulista Mirian Rocha com bibliotecárias da Universidade Federal de Alagoas. O evento, realizado na última quarta-feira (9), abordou o tema O Preparo da biblioteca Universitária e Coordenações de Cursos para as Avaliações do MEC, e foi promovido pelo Sistema de Bibliotecas (Sibi) e a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) da Ufal.

As palestras temáticas foram voltadas a atender às demandas e às necessidades de cada curso conforme as exigências do MEC para o processo de avaliação. “O fator Biblioteca é um dos itens e é importante haver consonância entre o PPC e a Biblioteca para que se tenha uma boa avaliação, mas, acima de tudo, para que se tenha uma boa qualidade do curso e formação acadêmica”, destacou a consultora Mirian Rocha.

Responsável pelo setor de Divisão de Desenvolvimento de Coleções da Biblioteca Central, Janis Cavalcante ressalta a importância da capacitação, pela segunda vez realizada, visando a integrar coordenadores de cursos e bibliotecários. “O treinamento busca melhorar nas avaliações dos cursos e procuramos manter a bibliografia atualizada de acordo com os Projetos Pedagógicos dos Cursos, atendendo ao maior número de alunos possíveis”, enfatizou.

Ela diz, ainda, que o treinamento é mais uma oportunidade de orientar os coordenadores de cursos para as necessárias orientações nos projetos pedagógicos dentro das exigências do MEC. “Há orientação aos coordenadores, por exemplo, de não cadastrar número excessivo de títulos, e, sim, o suficiente que é de cinco títulos por disciplina, para que o Sistema de Bibliotecas possa adquirir a quantidade de exemplares visando a atender o maior número de vagas ofertadas no curso em processo de avaliação”, destacou, complementando que é importante, também, haver otimização do recurso destinado pelo MEC para a compra dos títulos.