Professor do Ceca participa de curso internacional de agroecologia

José Roberto Santos destacou importância da capacitação agora que a Ufal tem graduação na área

12/08/2015 16h43 - Atualizado em 12/08/2015 às 17h10
Professor José Roberto [em pé] durante o curso, na Califórnia

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

O professor José Roberto Santos, do Centro de Ciências Agrárias (Ceca) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), participou recentemente da 16ª edição do Curso Internacional de Agroecologia, realizado na Universidade da Califórnia de Santa Cruz. Este ano, o evento teve como foco a discussão sobre a história da agroecologia e a intersecção da agricultura, ecologia, além de estruturas sociais e políticas dos sistemas globais de alimentos.

No momento em que a Ufal passa a ter um curso de graduação em Agroecologia, o professor reforça a importância de participar desta capacitação. “Não apenas pela quantidade e qualidade de informações, mas pela possibilidade de contatos com pessoas e instituições que pesquisam a produção de alimento de forma mais sustentável e holística. Agora, com nossa graduação, faz-se necessário capacitar docentes e técnicos para atuar de forma mais efetiva neste curso que, por certo, terá uma importância ímpar no cenário da agropecuária nos anos vindouros”, ressaltou José Roberto.

Além do pesquisador da Ufal, outros 31 participantes – entre professores e estudantes de 11 países –, o curso também recebeu palestrantes de diversas organizações que são destaque no campo, como Food First, o Instituto Food Berkeley e Sociedad Latinoamericana de Cientifica Agorecologia. “A agroecologia colocará em movimento uma nova revolução verde, desta vez, embasada no respeito aos princípios das leis da natureza”, enfatizou o professor.

O organizador da capacitação, professor Stephen Gliessman, destacou o crescimento do evento a cada realização. “O curso que aconteceu ano passado, na Nicarágua, tem crescido a cada ano, evoluindo para refletir perspectivas mais globais e abrangentes”, salientou ele, que também é docente emérito da Universidade da Califórnia. Leia mais sobre o curso clicando aqui.