Servidoras participam de programação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Evento, promovido pelo Sintufal, contou com palestra e debate sobre o papel das mulheres na luta por igualdade social

02/04/2015 16h43 - Atualizado em 02/04/2015 às 18h44
A palestrante, Mônica Custódio e a Coordenadora da Mulher/Sintufal, Cecília Martins

Keren Fonseca - estudante de Jornalismo

Servidoras da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) receberam uma programação especial, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores (Sintufal) na última semana. O evento, que aconteceu no auditório da Reitoria, promoveu momentos de reflexão e debate entre os presentes. Abrindo as atividades, a Coordenadora da Mulher da Unegro do Rio de Janeiro e Secretária de Promoção da Igualdade Racial da CTB, Mônica Custódio, palestrou acerca da importância do dia 8 de março. Falou também, sobre o papel fundamental que as mulheres desempenham na luta pela conquista de igualdade social.

Têm três coisas importantes que as mulheres do Sintufal fizeram. Primeira, o enfrentamento de uma cultura, que até então, era predominantemente masculina na direção, agora são muitas mulheres, uma nova perspectiva. A outra é a maneira de se organizar e pensar junto às outras companheiras, assim o sindicato deixa de ser essencialmente economista e passa-se a discutir mesmo política, um avanço importante. A terceira, é buscar o movimento social negro para debater junto com as trabalhadoras uma questão fundamental como o 8 de março, porque se mostra uma perspectiva da data que não é apenas aquela das mulheres trabalhadoras, mas mostra-se uma visão que não tem cunho eurocêntrico, um cunho da vida real, do cotidiano. O Brasil é construído por mulheres de todas as etnias”, afirmou a palestrante.

De acordo com a Coordenadora de Finanças do Sintufal, Nadja Lopes o evento foi um sucesso. “Apesar de termos um número pequeno de adesão, a palestrante foi muito feliz nas colocações no que se refere à mulher. Acho que esse é, de fato, o compromisso que o sindicato deve assumir, de luta, de batalha em defesa das mulheres e dos nossos direitos”, explica.

Após a palestra, foram sorteados brindes para as participantes. Em seguida, o público se dirigiu à tenda montada no hall de entrada da Reitoria, onde foi servido um coffee break delicioso e variado e os presentes assistiram à apresentação musical da cantora Marina num clima descontraído. O evento foi organizado e realizado pelas coordenações da Mulher e de Direitos Humanos, Gênero, Raça e Etnia do Sintufal.