Ufal vai implantar novo sistema acadêmico para especialização

Curso de capacitação com coordenadores das especializações deve ser realizado em breve

13/03/2015 16h42 - Atualizado em 16/03/2015 às 13h52
Ufal vai implantar novo sistema acadêmico para especialização

Jacqueline Freire – jornalista colaboradora

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), por meio de sua Coordenação de Pós-graduação, está prestes a implantar novo sistema acadêmico denominado SIGAA-Lato Sensu, que já está em fase de treinamento. O sistema deve viabilizar desde a submissão de um projeto de curso lato sensu, passando pelo registro de notas e chegando até o momento de emissão do certificado do curso de especialização.

Segundo Jaqueline Leite, da Propep, será um avanço significativo por saber que existia essa lacuna para realizar registros no sistema do SIE para cursos de especialização. O SIGAA-Lato Sensu tem a finalidade armazenar um registro de informações dos cursos de especialização da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para uso da gestão, da coordenação do curso, dos docentes e dos discentes vinculados a um curso lato sensu.

Parceria entre NTI e a Propep, o sistema tem o suporte do Núcleo de Tecnologia da Informação, que fez desde a apresentação do projeto do sistema criado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para se adequar as necessidades da Ufal, como acompanhamento diário junto a Propep nas fases de validação, treinamento e produção. Já a Propep está vivenciando todos os recursos disponibilizados no SIGAA, realizando testes nas fases de validação e treinamento e, junto ao NTI está concluindo a fase de validação do sistema de treinamento e tem a perspectiva de realizar a capacitação para o mês de abril.

Estamos em paralelo elaborando manual de utilização do Módulo SIGAA-Lato Sensu e criando uma proposta de capacitação para que os coordenadores e técnicos em assuntos educacionais (representando as unidades acadêmicas) aprendam a usar o novo sistema do SIGAA”, explica Jaqueline Leite. Ainda segundo a Propep, alguns coordenadores de cursos de especialização e servidores da Pró-reitoria estão participando da fase de testes do sistema para identificar os procedimentos e ajustes de fluxo das novas demandas.

Poderão utilizar o novo sistema acadêmico alunos matriculados em cursos de especialização lato sensu, coordenadores, docentes e servidores da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Mais informações no ramal 1067.