Ufal realiza treinamento para funcionários da limpeza

Encontro acontecerá na sexta-feira, 9, no auditório da Reitoria

02/01/2015 14h51 - Atualizado em 12/01/2015 às 15h57

Déborah Moraes – estudante de Jornalismo

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realizará na próxima sexta-feira, 9, um treinamento de gerenciamento de resíduos para os funcionários da limpeza do Campus A.C. Simões, em Maceió. O encontro acontecerá no auditório Nabuco Lopes, situado na Reitoria, no horário das 14h às 18h.

A capacitação se faz necessária para que seja dado início a execução contratual dos serviços de coleta de resíduos contaminados da instituição, pela empresa Serquip, especialista no tratamento de lixo hospitalar no Estado.

Atualmente, trabalham na Ufal cerca de 213 funcionários terceirizados da empresa ACR Serviços Industriais na área de limpeza. O intuito é dotá-los dos conhecimentos básicos para coleta de resíduos dos laboratórios do campus, inclusive, englobando procedimentos de logística e manuseio de bombonas, reciclagem e alertando-os sobre os riscos de exposição e manuseio de resíduos infectantes e perfuro cortante.

Há também a previsão de realização de outro treinamento, voltado exclusivamente para os funcionários responsáveis e diretamente ligados aos laboratórios e setores onde a coleta será realizada, já no mês de fevereiro. Após o treinamento será elaborada uma planilha com o cronograma de horários e datas de coleta.