Sou Ufal: Diana Monteiro completa 30 anos de trabalho na Universidade

A jornalista, que faz parte da Assessoria de Comunicação desde sua fundação, traça uma retrospectiva de sua carreira

04/09/2014 18h11 - Atualizado em 10/09/2014 às 17h36
A jornalista Diana Monteiro completa 30 anos de trabalho na Universidade

A jornalista Diana Monteiro completa 30 anos de trabalho na Universidade

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

Você já leu aqui no Portal do Servidor a história de Márcia Alencar, jornalista da Assessoria de Comunicação (Ascom) que completou 30 anos de trabalho na Universidade Federal de Alagoas. Na ocasião, teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre ela, como seus gostos, preferências, amizades e familiares. Viu, inclusive, que sua história profissional se mistura com a pessoal, quando ela cita a também jornalista da Ascom, Diana Monteiro que, hoje, faz parte de sua família. E é justamente dela que nós vamos falar.

Assim como Márcia, Diana Monteiro também comemora 30 anos de Ufal e traça, a partir de agora, uma retrospectiva de sua carreira. Integrada ao quadro da Universidade por meio de concurso público, Diana faz questão de destacar dois momentos felizes quando tudo começou. “A inserção no mercado de trabalho pouco menos de seis meses após graduar-me em Jornalismo; e ser convocada para trabalhar na Ufal. Posteriormente uma outra felicidade foi integrar a então recém-criada Coordenadoria de Comunicação (CCOM), atualmente Assessoria de Comunicação onde continuo até hoje desempenhando a profissão que abracei e que tanto gosto”, salientou.

Segundo a jornalista, o bom ambiente do setor faz com que o trabalho torne-se, a cada dia, ainda mais prazeroso. “Reforço que é um privilégio desempenhar a minha profissão na Ufal. Fazer parte da Ascom, considero, também, um privilégio. A descontração do ambiente – e olhe que com descontração me identifico bastante – em nada prejudica o andamento da rotina de trabalho, possivelmente, por ser dinâmico. Relacionar-se com pessoas de faixas etárias variadas, por exemplo, engrandece. Pelos 30 anos de Ufal, sou uma das pessoas mais antigas da Ascom, mas, para mim, isso não é barreira e nem há choque de gerações”, contou, entre risos.

O crescimento da Ufal é visível’

Com 30 anos de Ufal, Diana testemunhou inúmeros acontecimentos – muitos, segundo ela, positivos. Em sua opinião, um dos mais marcantes foi quando a comunidade universitária passou a escolher seus representantes de forma direta, cujo início se deu com a eleição da reitora Delza Gitaí. “Na verdade, a eleição é uma consulta à comunidade, com resultado referendado pelo Consuni [Conselho Universitário] e destaco o respeito ao processo: o mais votado é o escolhido”, apontou.

Na visão da jornalista, esse foi um dos passos que a Universidade deu para intensificar seu crescimento, ao qual ela classifica como visível. “Nem é preciso pertencer à instituição para percebê-lo. A Ufal cresceu quantitativa e qualitativamente e é referência não só local, mas regional, nacional e também internacional em pesquisas de ponta em diversas áreas de conhecimento”, explicou Diana, ao complementar que a interiorização é peça chave na consolidação desse crescimento.

Sem dúvida, a interiorização é o maior projeto de desenvolvimento de Alagoas e deu os primeiros sinais de mudanças sociais, a partir do momento que favoreceu e oportunizou o ingresso aos mais carentes, a um curso superior gratuito e de qualidade. São lindos e emocionantes os resultados de todo esse processo. Sinto-me privilegiada de acompanhar esta mudança muito de perto: desde o primeiro esboço do projeto, de reuniões com esse foco e de continuar fazendo a divulgação para a sociedade dessa importante ação, enquanto jornalista da Ascom e cidadã”, orgulhou-se.

A Ufal existe para servir a sociedade’

Com todo esse crescimento, são muitos os desafios, mas a união da equipe da Ascom proporciona resultados positivos do trabalho desempenhado. “O nosso trabalho também se estende ao interior, sem distinção. Como a Ufal continua sendo a maior fonte de notícias de Alagoas, nesses 53 anos de fundada, sempre caminhou com credibilidade, consolidando, a cada dia, seu compromisso com a sociedade. Podemos dizer que, há tempo, conquistou o seu espaço de divulgação junto aos meios de comunicação de nossa terra”, apontou.

E servir a sociedade é um dos grandes focos de atuação da Ufal, portanto, como jornalista da Ascom, Diana reforça que está presente em um dos setores mais estratégicos da instituição. “Para isso, estamos em constante conexão com a sociedade em nossa área de competência: divulgar ações de interesse da população. Diariamente, a Ascom faz o registro de atendimento à imprensa e, para se ter ideia da inserção da Ufal na mídia de forma gratuita, pela mensuração de resultados em 2013, se tivesse que destinar recursos para publicidade institucional, teria gasto R$ 1,5 milhão. Reforço, portanto, que a competência da Ascom como setor de divulgação, já é algo consolidado”, destacou Diana.

Além disso, um projeto do qual Diana se orgulha de ter colaborado e fez questão de citar durante a entrevista foi a implantação do Agentes de Comunicação no Campus Arapiraca, que no início, teve divulgação por meio do trabalho da Ascom. “Não digo com isso que o projeto era ou foi meu, mas foi resultado de uma pós-graduação que fiz em Comunicação Empresarial, onde sempre procurei direcionar as atividades do então curso ao setor ao qual faço parte, aplicando a teoria vista em sala de aula à rotina do trabalho da Assessoria”, comentou.

Fazer parte da Ufal é algo…’

Sem falar de que sobrevivo do meu trabalho, como jornalista e servidora federal que sou, sinto-me engrandecida pela oportunidade de trabalhar numa instituição respeitada e de tanta credibilidade como é a Ufal. Eu poderia estar lotada em qualquer outra instituição federal. Mas considero-me sortuda ou quem sabe merecedora, de trabalhar em um ambiente que proporciona engrandecimento profissional e pessoal. Sinto-me feliz aqui,” revelou, sorridente. E, logo em seguida, ela agradece: “Acho que posso falar em agradecimento quando, em mim, foi depositada a confiança para realização do trabalho e do convívio saudável com os colegas durante as três décadas como jornalista da Ufal. Um beijo no coração de cada um e obrigada pelo bom convívio, pessoas”, concluiu Diana Monteiro.

E para você, trabalhar com Diana é…’

Alguns membros que fazem parte da Assessoria de Comunicação da Ufal aproveitaram a oportunidade para falar um pouco sobre a jornalista. De bolsistas a servidores, a fala é uma só: Diana é a alma mais viva da Ascom. “Ela tem uma energia maravilhosa e é de bem com a vida. Uma pessoa sorridente e com um astral que contagia a todos, sempre nos arrancando boas risadas ao ouvirmos suas histórias. Diana é do tipo pau pra toda obra. Está sempre disposta a ajudar e nos passa não apenas suas experiências como a jornalista competente que é, mas também lições de um ser humano solidário”, comentou Emanuele Divino.

Na opinião de Keila Oliveira, não há como não rir ao lado da jornalista. “A Diana é uma figura. Uma pessoa comunicativa, divertida e sempre têm histórias para compartilhar, seja de sua vida pessoal como da Universidade. Além de ser uma ótima profissional, ela é um ser humano de alma maravilhosa”, salientou, seguida pelo estudante Jônatas Medeiros, que disse: “Trabalhar com a Diana é tudo de bom! Me sinto privilegiado em conviver com uma pessoa tão alto astral e que nos alegra sempre com suas histórias. E, além de aprender muito sobre o dia a dia de uma assessoria, ainda levo puxões de orelha porque não como verdura e ela sempre tem um discurso pronto para falar sobre alimentos saudáveis”.

As jornalistas Jacqueline Freire, Manuella Soares e Márcia Alencar também falaram um pouco sobre Diana. “Ela é daquelas pessoas com quem faz bem a gente trabalhar e estar junto. Sempre tem um conselho, uma palavra amiga, um ensinamento. Tenho nela um modelo a seguir”, disse Jacqueline. Para Manuella, qualquer papo com Diana pode ser uma grande experiência de vida. “Em pouco tempo de convivência com ela, ao chegar em Alagoas, tive a oportunidade de dar boas risadas e ouvir uma história e outra de quem conhece muito bem o Estado e as pessoas daqui. Diana consegue transformar a correria do dia a dia em uma pausa para trocar desde amenidades a sábios conselhos! Trabalhar com ela deixa o ambiente mais colorido, mais leve e, com certeza, bem mais acolhedor!”, comentou.

E quem faz parte da família não poderia ficar de fora. É o caso de Márcia Alencar, que falou um pouco sobre a amiga, comadre e companheira de trabalho. “Uma pessoa muito capaz, inteligente, solidária, generosa ao extremo e, profissionalmente, tornou-se minha amiga desde que entrou aqui. Diana faz parte da minha vida toda! Pra mim, ela começou como colega de trabalho, virou uma grande amiga, cunhada e comadre, pois sou madrinha da filha dela. E com um jeito muito diferente do meu, só fez agregar a mim. Acho que ela merece toda felicidade do mundo!”, concluiu.