Professores compõem júri no Festival de Cinema de Triunfo

Almir Guilhermino e Sérgio Onofre premiaram a produção audiovisual Tatuagem com o troféu Careta de Melhor Filme

22/08/2014 15h13
Os jurados Hanna Godoy, Sérgio Onofre e Almir Guilhermino na cerimônia de premiação

Natália Oliveira – estudante de Jornalismo

O 7º Festival de Cinema de Triunfo, realizado entre 4 e 9 de agosto em Triunfo, interior de Pernambuco, teve a presença especial de dois professores da Universidade Federal de Alagoas. O diretor do Espaço Cultural, Sérgio Onofre, compôs o Júri Oficial de filmes nacionais em longa-metragem com o professor de Comunicação Social, Almir Guilhermino. Os dois, juntos à jurada Hanna Godoy, premiaram a produção audiovisual Tatuagem com o troféu Careta de Melhor Filme.

Pela primeira vez como jurado de um festival de cinema, Sérgio Onofre não escondeu a satisfação de ter vivido essa experiência. “O desafio é extremamente grande, de muita responsabilidade. O convite é fruto da consolidação da ação da Universidade no campo do audiovisual e do respeito que o Festival de Cinema Universitário de Alagoas vem conquistando”.

Ele também destacou os pontos positivos do evento que podem ser incorporados no Festival de Cinema Universitário de Alagoas. “A grande riqueza de Triunfo foi a presença dos realizadores no evento. Havia pelo menos um representante de cada filme lá, participando das rodas de conversa. Nesse sentido, nós precisamos avançar, viabilizando a vinda dos realizadores para o Festival em Penedo”.

O professor Almir Guilhermino também exaltou o evento. “O Festival de Triunfo é o Gramado [Festival de Cinema] do Nordeste, não só pela qualidade dos filmes, mas pela produção e coordenação competente do festival. Tudo funcionou perfeitamente. Foi uma honra participar do júri  da mostra competitiva de longa-metragem, cujos filmes reafirmaram a diversidade do cinema brasileiro”.

Além do prêmio de melhor filme, os jurados deram à Tatuagem os prêmios de melhor diretor, melhor roteiro, melhor trilha sonora e melhor ator, para Irahndir Santos e Jesuíta Barbosa. Outros três filmes, dos cinco que concorreram na Mostra Competitiva de Longa-metragem Nacional, também levaram o troféu Careta para casa. Fernando Lockett e Nash Laila ganharam os prêmios de melhor fotografia e melhor atriz, respectivamente, por Amor, plástico e barulho. O prêmio de melhor montagem foi para Carla Osório e Daniel Barbosa e o de melhor som foi para Pedro Sá Eart e Daniel Martins, ambos por Cidade de Deus – 10 anos depois. A melhor direção de arte foi dada a Sérgio Silveira, pelo filme Pobres diabos. Apenas o filme A gente não foi premiado.

Sobre os jurados

Os dois professores são experientes na área do cinema. Almir Guilhermino é mestre em Artes/Cinema pela Universidade de São Paulo (USP), professor de Cinema na Ufal e coordenador da oficina Da Lauda ao Filme, que gerou cinco filmes em curta-metragem, sendo dois deles vencedores em categorias de mostras e festivais de cinema. Em 2013, a produção Menina ganhou o prêmio de melhor roteiro na Mostra Sururu de Cinema Alagoano, enquanto 12:40 levou o Prêmio Velho Chico Alagoano no Festival de Cinema Universitário de Alagoas e o prêmio de filme reflexão no Cine PE - Festival do Audiovisual.

Já Sérgio Onofre coordena o setor de assuntos culturais da Universidade, o Cineclube Artpopular e o Festival de Cinema Universitário de Alagoas, realizado anualmente em Penedo. O convite para compor o júri oficial foi feito no início de 2014 pela coordenadora de Audiovisual da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Carla Francine, que, neste ano, integrará a comissão julgadora do Festival de Cinema Universitário de Alagoas.

Sobre o Festival de Cinema de Triunfo

O Festival faz parte de uma política de cultura voltada para o segmento do audiovisual adotada pelo Governo de Pernambuco, que investe recursos milionários no setor, beneficiando projetos, via editais.

Realizado no Cine Teatro Guarany, inaugurado em 1922, o Festival de Cinema de Triunfo presta homenagem a personalidades pernambucanas. Nesta edição, os homenageados foram o cineasta Fernando Spencer, falecido neste ano, a atriz Magdale Alves e o dançarino Nelson Triunfo. O evento tem em sua programação oficinas, exposições, mostra de animação e cinco mostras competitivas:  longa-metragem nacional; curta-metragem nacional, pernambucano, dos sertões e infanto-juvenil.