Caiite 2014 recebe debate internacional sobre Formação Docente

Evento faz parte da programação do Proford, que participa do Congresso Acadêmico pela segunda vez

17/08/2014 00h56 - Atualizado em 17/08/2014 às 01h00

Deriky Pereira - estudante de Jornalismo

Como parte da programação do 2º Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite 2014), entre os dias 19 e 20 de agosto, o Programa de Formação Continuada em Docência (Proford) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) traz diversas atividades destinadas à comunidade acadêmica, com destaque para uma atração internacional.

Será o Debate Internacional sobre Formação Docente Universitária, envolvendo Brasil, Uruguai e Argentina, na tarde do dia 19. Com previsão para durar até duas horas, o encontro tem como objetivo discutir a formação docente universitária por meio da troca de experiências entre instituições de ensino superior sul-americanas.

"O debate será mediado pela professora Graça Marinho e contará com contribuições das docentes Verónica Ligorria, da Universidad Nacional de Córdoba (Argentina) e Iris Fany Rocha Piriz, da Universidade de La República (Uruguai), além dos Profes. Sérgio Abranches, da Universidade Federal de Pernambuco [UFPE] e Amauri Barros, pró-reitor de graduação", diz a servidora Vera Pontes, do setor de Formação Continuada de Docentes e Inovações Pedagógicas da Prograd.

Ainda como parte da programação, também no dia 19, mas pelo horário da manhã, o Proford promove uma mesa redonda com o tema Oferta de Vagas no Ensino Superior: desafios e perspectivas no contexto do PNE [Plano Nacional de Educação], e irá contar com a participação de representantes da Ufal, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Centro Universitário Cesmac e da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).

No dia seguinte, o Proford promove ampla discussão sobre o estágio, com palestras realizadas nos turnos da manhã e tarde. "Teremos painéis tanto nas licenciaturas quanto nos bacharelados, nas formações técnicas e tecnológicas, além de relatos de experiências centrados no tema: O papel institucional das IES no fortalecimento dos estágios", complementou Vera Pontes.

Confira a programação detalhada no anexo abaixo.