Maria Goreti se despede de amigos e dos papéis burocráticos

A ex-diretora do DAP foi homenageada pelo trabalho desempenhado no departamento

07/02/2013 13h55 - Atualizado em 11/08/2014 às 10h43
Por 32 anos Maria Goreti acompanhou processos de servidores da Ufal

Por 32 anos Maria Goreti acompanhou processos de servidores da Ufal

Manuella Soares - jornalista

“Eu adoro papéis!” A afirmação foi seguida de uma boa risada. “Me realizo mexendo em processos. Adoro a burocracia, mas nada emperrado, gosto quando as coisas fluem”, completou Maria Goreti Cerqueira, do Departamento de Administração de Pessoal (DAP) da Ufal, disfarçando no sorriso a ansiedade do último dia de trabalho. Para ela, chega ao fim um ciclo que durou três décadas, marcadas por histórias de determinação e correria, relações amistosas e conflituosas e momentos de doação e limite.

O longo tempo de serviço público prestado, sempre no mesmo local, lembrou a Goreti a hora de parar. A decisão de se aposentar significou para a contadora, acabar com uma rotina de trabalho agitada para dar lugar à tranquilidade de aproveitar os dias sem horários e prazos a cumprir.

“Para quem gosta de trabalhar, o DAP é o lugar ideal, porque a gente atende a solicitações de muitos processos da pasta funcional de técnicos e docentes. São assuntos variados, como aposentadoria, auxílios, progressão, etc. Tem que ser uma relação com calma e paciência porque as pessoas que chegam aqui querem ser atendidas, ouvidas, ajudadas, então temos a obrigação de tratar bem e resolver”, comentou Goreti, relembrando as muitas situações que passou.

Dos mais de 30 anos no mesmo departamento, ela esteve na direção do DAP por quase 11 anos. A eficiência demonstrada lhe rendeu a admiração dos servidores que trabalharam juntos e o respeito dos que precisaram recorrer a ela. “Eu mergulhei nas atribuições que me foram confiadas. Acredito ter contribuído para a universidade, porque fiz a minha parte com toda responsabilidade e profissionalismo. Tudo o que eu pude fazer de correto, eu fiz!”, evidenciou.

Agora, a jovialidade e a disposição para outras atividades são as motivações de uma nova etapa que inicia. Entre os planos da aposentadoria, estão viajar e continuar aprendendo inglês. Segundo ela, a língua será útil nos passeios que pretende fazer na companhia do marido, o professor da Ufal, também aposentado, Julião Marques.

Para não deixar de trabalhar, Goreti vai trocar os papéis burocráticos pelos de artes. “Adoro fazer trabalhos manuais com papel, caixa, pintura e tudo que distrai e ocupa o tempo”, comentou, esclarecendo que o compromisso será apenas com a saúde do corpo e da mente.

Despedida

Todos os servidores do Departamento de Administração de Pessoal se reuniram na última quarta-feira (6), para dizer um até breve saudoso à Maria Goreti, que estava de licença prêmio, mas agora vai se afastar da Ufal definitivamente. Muitos abraços e agradecimentos pelo trabalho competente e pelo aprendizado transmitido em 32 anos de DAP.

“Ela foi uma referência para eu assumir a direção do DAP. Goreti me ensinou muito. Além das informações sobre os procedimentos e contatos necessários, ela foi fundamental no resgate da união entre os servidores do departamento. Conseguimos fazer com que um olhasse para o outro e dividisse as responsabilidades e os fardos. Com isso, reduzimos os erros e demos mais celeridade ao trabalho. A semente deixada por Goreti é muito válida”, elogiou o atual diretor do DAP, Frederich Ebrahim.

Não é por acaso que um departamento inteiro faz uma pausa para aplaudir e homenagear alguém. Com a serenidade misturada à nostalgia, Maria Goreti se despediu, levando todas as lembranças boas vividas ali. “Vou sair com muita saudade dos processos, mas principalmente dos 'meus meninos', que são os amigos, irmãos, as pessoas que convivi durante todo esse tempo. Agora a Ufal vai servir de ponto de encontro das velhas amizades”, previu.