Ascom apresenta relatório de mídia para alunos de comunicação

A iniciativa abre um ciclo de coletivas de imprensa promovido pela professora Andréa Moreira com o apoio dos alunos do 7º período de Comunicação Social

04/02/2013 16h52 - Atualizado em 11/08/2014 às 11h03
Alunos de Comunicação acompanharam apresentação do relatório da Ascom da Ufal

Carolina Lira e Deriky Pereira – Estudantes de Jornalismo

A relação entre a Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Alagoas com a mídia foi o tema escolhido para abrir o 1º Circuito de Coletivas de Imprensa, iniciativa promovida pela professora Andréa Moreira e pelos alunos do 7º período de Comunicação Social. Os estudantes de Jornalismo e Relações Públicas acompanharam a apresentação realizada pela coordenadora da Ascom, Simoneide Araújo, sobre os resultados obtidos no primeiro ano de gestão do reitor Eurico Lôbo e da vice-reitora Rachel Rocha.

O relatório mostra o número de inserções da universidade nos meios de comunicação locais e nacionais. Além disso, revela o quanto a Ufal deixou de gastar em inserções de jornais impressos (o número chega a quase meio milhão de reais), visto que toda a mídia da universidade é gratuita. “A Ascom já tinha uma estreita relação com a mídia, porém não havia um controle das demandas que vinham da imprensa. A partir do ano passado essa didática foi implantada. Nós registramos todas as solicitações por meio de formulários de atendimento à imprensa que nos ajudam a fazer esse monitoramento,” explicou Simoneide.

A professora Andréa Moreira destacou a importância de contar com a participação da Assessoria de Comunicação da Ufal para abrir os trabalhos. “É uma honra poder contar com a presença de vocês aqui no nosso ciclo de debates, principalmente pelo fato de vocês apresentarem os resultados de um plano de trabalho que deu certo”, salientou, ao relembrar que a turma anterior da disciplina Assessoria de Comunicação ouviu, à época, o traçar de metas para a realização do relatório, hoje, finalizado.

Ainda na opinião da professora, a realização desse ciclo de debates nos moldes de uma coletiva de imprensa proporciona aos estudantes um treinamento para algo que eles possam vir a realizar num futuro próximo. “Com esse projeto, a intenção é fazer com que esses meninos possam treinar o funcionamento de uma coletiva, o que é, do que se trata, enfim, fazendo desse nosso encontro um exercício de comunicação”, declarou Andréa.