Aposentado de dezembro: Benedito da Silva completa 70 anos

"Seu Biu", como carinhosamente é tratado, vai deixar a Ufal após mais 46 anos de trabalho

12/12/2012 18h10 - Atualizado em 11/08/2014 às 11h02
Como seu Biu não queria uma entrevista comum, levamos bolo e chapéus para lembrar o motivo se sua aposentadoria

Jhonathan Pino - jornalista

“Quem me aposenta é a artista Dilma”, assim define seu Benedito Márcio da Silva, ao falar sobre sua aposentadoria compulsória, no próximo dia 18, quando completa 70 anos de idade. Funcionário da Ufal há mais de 46 anos, o servidor ficou conhecido como "seu Biu" após anos de trabalho na Residência e no Restaurante Universitário. Nesses locais, ele era o "cara" que dava um pouquinho a mais de porção, quando os estudantes pediam: “Se não existissem vocês, não existiria a universidade. Meu filho já passou por isso e eu sei o quanto é difícil, com a quantidade de provas e horas de estudo”, respondia.

Com frases curtas, mas com uma simpatia mais que conhecida entre estudantes de Química, Serviço Social e Comunicação Social, seu Biu já havia sido homenageado esse ano com a criação do “Jardim de Seu Biu”, em frente ao Bloco 13, local onde trabalha atualmente. O fato foi noticiado no Portal do Servidor e lhe trouxe bastante entusiasmo: “A notícia saiu em um momento de greve. Quando eu voltei, me disseram que minha foto estava estampada nos muros da universidade. Perguntei se era procurado como vivo ou morto”. Foi nesse clima de descontração, entre o apagar das velinhas e os estouros das bolas de sopro, uma surprezinha preparada pela Ascom, que seu Biu respondeu as perguntas para o Portal do Servidor:

Ascom: Quem foi o aluno ou servidor que mais perturbou o senhor nesses 46 anos?

Seu Biu: Têm tantos aqui. Talvez tenha sido a Lais, do curso de Comunicação. Toda vez que ela passava por aqui, comentava: “Não deixa o seu Biu na rua”. Mas tudo isso é muito bom. É uma família para mim.

Ascom: O senhor já conheceu a fórmula da felicidade? Aprendeu com os alunos da Química, ou recebeu orientação dos futuros assistentes sociais?

Seu Biu: Como havia falado antes, o tempero aqui é muito bom. Eu gosto muito da turma de Comunicação. Aliás, onde quer que eu passe, faço amizade. São tantas emoções né? Acho que a fórmula é viver a vida.

Ascom: Para quem o senhor não daria nenhum pedaço da sua torta?

Seu Biu: Todos aqui merecem um pedacinho. Talvez um raio x dessa torta, porque ela não vai dar pra muita gente.

Ascom: E para quem o senhor daria o primeiro pedaço?

Seu Biu: Para Keila [aluna de Relações Públicas]. Foi ela quem fez a primeira entrevista. A notícia saiu em um momento de greve, quando voltei me disseram que minha foto estava estampada nos muros da Universidade. Eu gostei tanto que coloquei a edição em um quadro.

Ascom: Se o senhor pudesse, quantos anos ficaria a mais na Ufal?

Seu Biu: Esse mês eu completo 70 anos. Aí não pode. Quem me aposenta é a artista Dilma. Por isso eu dei logo a entrada na aposentadoria, ainda em novembro, para não perder dinheiro. E ainda estou esperando o comunicado de lá de cima. Mas a verdade é que estou meio cansado: aqui a turma da Comunicação é da pesada.

Ascom: Se você pudesse voltar atrás, o que não gostaria de ter feito na Ufal?

Seu Biu: Tudo o que tem aqui é bom. Trabalhei na Residência e no RU, mas não gostaria de voltar para lá. O restaurante era um lugar muito pesado de se trabalhar.

Ascom: Quais foram os momentos mais felizes e infelizes trabalhando aqui?

Seu Biu: Eu sou assim: se eu tenho raiva em casa, não trago para a universidade. Brinco com todo mundo. Não tive um dia infeliz aqui, o único momento de infelicidade é o trajeto Biu-Ufal [Linha de ônibus da Piedade Benedito Bentes-Ufal], com os seus arrodeios.

Ascom: O senhor conseguiu ficar rico depois de tantos anos de trabalho?

Seu Biu: Rico da alegria de vocês, da amizade fácil. Eu vou sentir muita falta disso aqui.

Ascom: E quais são os planos para os seus próximos 46 anos?

Seu Biu: Ficar em casa, curtindo com a Marrom [nome carinhoso dado a sua esposa], passeando e indo à igreja.

Ascom: Após ser entrevistado duas vezes, o que o senhor menos gosta numa entrevista sobre sua vida?

Seu Biu: Não tenho nada a falar. É muito bom ter um papozinho sadio com vocês.