Mais três servidores são empossados na Ufal

São três histórias diferentes que se somam à comunidade universitária

09/11/2012 12h39 - Atualizado em 11/08/2014 às 10h45

Lenilda Luna - jornalista

Enquanto o diretor do Departamento de Administração de Pessoal (DAP), Frederich Duque Ebrahim, fazia leitura do termo de posse, era visível a emoção entre os dois novos servidores e a representante do terceiro. Sabendo o quanto esse momento é marcante para a vida profissional e pessoal dos aprovados em concursos públicos, o reitor da Ufal, Eurico Lôbo, franqueou a palavra para os recém-empossados, assim que foram encerradas as formalidades, para que eles pudessem contar suas histórias.

O primeiro a falar foi José Anchieta Bezerra de Melo, sociólogo, formado pela Universidade Federal da Paraíba e aprovado para o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais. Ele contou que nasceu em Princesa Isabel, município da Paraíba, famoso porque durante a revolução de 1930, decretou a emancipação do Brasil. "Minha pequena cidade foi país por um dia", brincou Anchieta ao lembrar o fato histórico.

Filho de pequenos agricultores, José Anchieta é o caçula de dez irmãos. "Apesar de ajudar no trabalho da roça, nós sempre tivemos muito incentivo para estudar. Meu pai acreditava que poderíamos ter um futuro melhor e por isso fez muitos esforços para manter os filhos na escola e depois na faculdade. Por isso, esse momento eu dedico a ele, que não está mais aqui entre nós", homenageou o novo servidor.

Arielle Darine Acioli Quirino já tem uma história ligada à Ufal. Ela é de Murici e cursou História no Campus A.C. Simões, em Maceió. Empossada no cargo de Técnica em Assuntos Educacionais, ela também destacou a grande emoção de ser agora parte do quadro funcional da universidade. "Meus pais também foram um grande exemplo para eu me dedicar aos estudos, especialmente minha mãe, que não fez universidade, mas sempre me estimulava a estudar", disse a nova técnica.

Já a médica-pediatra, Eliane Machado, estava na solenidade de posse representando a filha, Thêmis de Freitas Machado Bittencourt, aprovada como professora auxiliar de pediatria, da Faculdade de Medicina. "Para mim, são várias alegrias juntas. Minha filha fez residência em São Paulo, e agora vai voltar com o marido para Maceió, para assumir o cargo na instituição e, ainda por cima, está grávida do primeiro filho", relatou Eliane orgulhosa. Ela contou ainda que Thêmis será a segunda geração de professores de Pediatria na Ufal, já que o pai dela, Álvaro Machado, também é professor na Famed.

Diante dessas histórias, o reitor Eurico Lôbo destacou o momento de expansão e consolidação vivido pela Ufal. "Estamos levando o ensino superior público de qualidade para o interior do Estado e ficamos felizes ao perceber o papel que esta instituição cumpre para a sociedade e na vida de tantas pessoas, que vêm se somando à comunidade universitária, acrescentando ainda mais em diversidade e conhecimentos ao nosso quadro de servidores", destacou o reitor.

Ele ressaltou ainda a importância da interiorização para os estudantes de cidades mais distantes da capital. "Estamos garantindo o acesso ao ensino superior para estudantes oriundos de escolas públicas do interior. Hoje, nas unidades e na sede de Arapiraca, a maioria dos nossos alunos vieram da rede pública de ensino e são pessoas que não teriam condição de se manter em Maceió para fazer faculdade. Hoje, estamos empossando os primeiros servidores formados no Campus Arapiraca", disse Eurico Lôbo.