Leitura e conquistas literárias entrelaçadas com a área jurídica

Sara Albuquerque é servidora da FDA e aluna do curso de Direito

08/11/2012 14h42 - Atualizado em 11/08/2014 às 11h05
Sara tem na literatura seu lazer preferido

Diana Monteiro - jornalista

O prazer em apreciar o que a vida tem de simples, como ler e escrever, tem rendido à jovem Sara Albuquerque várias conquistas literárias. Ela é concluinte do curso de Direito na Universidade Federal de Alagoas e servidora técnica-administrativa recém-ingressa na instituição.

Sara foi a vencedora do concurso literário promovido em 2012 pelo Tribunal de Justiça de Alagoas em homenagem ao Tricentenário da Justiça alagoana. O resultado foi divulgado há poucos dias e a premiação ainda vai acontecer.

Sara diz gostar de sua dupla vida acadêmica, como aluna do curso de Direito e como técnica-administrativa do setor de pós-graduação da Faculdade de Direito (FDA). Ela garante sentir satisfação com o trabalho que realiza, além de gostar do curso que faz.  Ela tem muitos planos para o futuro e, talvez, não fique na Ufal, mas, enquanto estiver por aqui, quer dar o máximo de si para contribuir com o crescimento da universidade.

Em seus planos profissionais, Sara não almeja apenas fazer pós-graduação ou se submeter a concursos públicos para ingressar na carreira do Ministério Público do Trabalho (MPT), de preferência em Alagoas. Graduar-se em Letras/Português faz parte de seus planos, uma vez que está mais do que comprovado o quanto se identifica com essa área para a realização pessoal e profissional. Sem dúvida, Sara tem um futuro promissor pela frente.

O prêmio

A inspiração de Sara para escrever o trabalho veio do Escritório Modelo do curso de Direito e a importância que representa o setor para a comunidade. O tema do trabalho inscrito foi “Como o Poder Judiciário alagoano tem influenciado para a efetivação da democracia na sociedade local, fazendo a ponte educação-judiciário”.

O interesse de Sara por concursos literários vem desde o ensino médio, concluído  no antigo Cefet-AL, atual Instituto Federal de Alagoas (Ifal),  e colecionar premiação nessa área teve um bom começo. Ela venceu, em 2011, o concurso literário do 1º Edital de Livros Infantis, promovido pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos, com a publicação da obra “Segredo do Rio Mundaú”, lançado na Bienal Internacional do Livro de Alagoas.

Um bom começo porque possibilitou a Sara Albuquerque dar os primeiros passos como escritora na literatura infantil. E o melhor de tudo é que o resultado extrapolou as expectativas, segundo a autora. O  livro vem sendo adotado por duas escolas particulares da capital e claro que isso é só o começo para uma vida cheia de planos profissionais que Sara tem tanto na área jurídica como na literária. Essas são atividades que para ela estão totalmente entrelaçadas.

“O livro “Segredo do Rio Mundaú” é direcionado principalmente para o público infantil. Retrata a cultura, o folclore, a História de Alagoas e a amizade entre Zumbi, que lutou pela libertação dos escravos, e uma sereia chamada Iara, promovendo a igualdade social e racial”, explicou Sara. O livro pode ser que adquirido na Editora da Ufal (Edufal) e na Imprensa Oficial Graciliano Ramos.

Para a alagoana Sara Albuquerque, mesmo reconhecendo o quanto é satisfatório e compensador ter trabalhos premiados em concursos literários, o mais significativo é a oportunidade do autoconhecimento e sua colaboração literária para o enriquecimento da cultura alagoana. “Tenho na literatura meu lazer preferido”, revelou.

E completa: “Na esfera literária pretendo publicar outros livros de gênero contos, crônicas e possivelmente um romance”, afirmou Sara, de olho no mundo literário que, sem dúvida, para ela promete ser bastante promissor.