Nossa História

A Residência Multiprofissional em Saúde da UFAL, foi criada em 2010 com um Programa na área da Saúde do Adulto e do Idoso com as seguintes profissões: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social. Em 2011 houve a inserção da profissão de  Educação Física, permanecendo até o ano de 2013. No ano de 2012 iniciou o Programa de Saúde da Criança com as profissões: Enfermagem, Nutrição e Educação Física, permanecendo até o ano de 2013. De 2010 até 2017 a Residência especializou 116 profissionais.

A Residência é uma modalidade de Pós-graduação que tem a duração de dois anos, com carga horária total de 5.760 horas, divididas em atividades práticas e teórico-práticas (80%) e atividades teóricas (20%) que desenvolvidas em 60 horas semanais, com dedicação exclusiva. O residente recebe uma bolsa financiada pelo MEC.  A Residência está ligada a Comissão Nacional de Residências Multiprofissionais em Saúde (CNRMS) do MEC e na UFAL está junto da Pró-reitoria de Pós-graduação (PROPEP).

Atualmente a Residência conta com o Programa na área de atenção do Adulto e do Idoso que tem 40 residentes (20 R1 e 20 R2). Anualmente, são ofertadas 4 vagas distribuídas uniformemente entre as áreas de Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social. As atividades são desenvolvidas no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), nos setores de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Unidade de Doenças Infecciosas e Parasitarias/Hospital Dia (UDIP/HD) e Centro de alta Complexidade em Oncologia (CACON), e em duas Unidades Básicas de Saúde de Maceió (Dídimo Otto Kummer e Jorge Duarte Quintela Cavalcante ).

A Residência submeteu esse ano no edital do MEC, a proposta de criação do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família na UFAL Arapiraca, que ainda encontra-se em processo de avaliação.