Cursos de Especialização - Ano 2023

Cursos previstos, em processo de seleção e em andamento.

• Curso de Especialização em Análise Ambiental

Para conferir o edital e o processo de seleção, clique aqui
Público-alvo: Todos os portadores de Diplomas de cursos de Graduação (bacharelado e/ou licenciatura), devidamente reconhecidos pelo MEC, em Geografia ou em áreas afins.
Número de vagas: 30

• Curso de Especialização em Especialização em Geriatria e gerontologia com olhar interprofissional

Para conferir o edital e o processo de seleção, clique aqui
Público-alvo: Profissionais de nível superior da área da saúde que atuam nos serviços vinculados às Secretarias de Saúde do Estado e dos municípios de Alagoas, Instituições Públicas e Privadas de Ensino Superior, Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), Organizações Não Governamentais (ONGS), como também profissionais de nível superior, caracterizados sem vínculo empregatício.
Número de vagas: 30

• Curso de Especialização em Residência multiprofissional em saúde do adulto e idoso

Para conferir o edital e o processo de seleção, clique aqui
Público-alvo: Edital exclusivo para residentes aprovados e convocados pelos editais nº 04/2022 ENARE e edital n° 05/2022 PROPEP/UFAL, para a Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e Idoso, para realização do preenchimentos dos dados exigidos pela UFAL.

• Curso de Especialização em Práticas culturais populares

Para conferir o edital e o processo de seleção, clique aqui
Público-alvo: Podem participar do Processo Seletivo todas/os as/os portadoras/es de Diploma de Cursos de Graduação, devidamente reconhecidos pelo MEC, em Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Biblioteconomia, Ciências Sociais, Comunicação Social, Design, Educação, Educação Artística, Geografia, História, Letras, Marketing, Museologia, Pedagogia, Publicidade e Turismo, ou em áreas afins, bem como concluintes de Graduação, desde que comprovem a conclusão do referido curso na data da matrícula do Curso de Especialização em Práticas Culturais Populares.
Número de vagas: 37

• Curso de Especialização em Arte e Sociedade

Para conferir o edital e o processo de seleção, clique aqui
Público-alvo: O curso é voltado para graduados(as) nas diversas áreas dos estudos das artes, da comunicação, da história, das ciências sociais; interessados em história, crítica e política das artes; motivamos ainda a participação de professores de artes das redes públicas de ensino.
Número de vagas: 20

• Curso de Especialização em Direito processual civil (UFAL-JFAL)

Edital nº. 02/2023
Para conferir o edital e o processo de seleção, clique aqui
Público-alvo: Edital exclusivo para servidores da Justiça Federal de Alagoas para inscrição no curso de pós-graduação em Direito Processual Civil em parceria entre UFAL e JFAL.
Número de vagas: 50

• Curso de Especialização em Saúde Pública

Edital nº. 03/2023
Para conferir o edital e o processo de seleção, clique aqui
Público-alvo: Profissionais de nível superior da área da saúde que atuam nos serviços vinculados às Secretarias de Saúde do Estado e dos municípios de Alagoas, como também profissionais de nível superior, caracterizados sem vínculo empregatício.

• Curso de Especialização em Gestão em meio ambiente

Edital nº. 05/2023
Para conferir o edital e o processo de seleção, clique aqui
Público-alvo: O curso se destina a profissionais com ensino superior completo em qualquer área do conhecimento.
Número de vagas: 25

• Curso de Especialização em Ensino, tecnologias e formação humana

Edital nº. 07/2023
Para conferir o edital e o processo de seleção, clique aqui
Público-alvo: Estudante egressos dos cursos de licenciatura, bem como professores da rede de ensino municipal e/ou estadual e os membros das equipes diretivas das respectivas instituições.
Número de vagas: 40

• Curso de Especialização em Cultura, patrimônio e identidade indígenas

Edital nº. 08/2023
Para conferir o edital e o processo de seleção, clique aqui
Público-alvo: Estudante egressos indígenas dos cursos de licenciatura, bem como professores da rede de ensino municipal e/ou estadual e os membros das equipes diretivas das respectivas instituições.
Número de vagas: 40

• Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Edital nº. 09/2023

• Curso de Especialização em Gestão Educacional

Edital nº. 10/2023
Para conferir o edital e o processo de seleção, clique aqui
Público-alvo: Estudante egressos dos cursos de licenciatura, bem como professores da rede de ensino municipal e/ou estadual e os membros das equipes diretivas das respectivas instituições.
Número de vagas: 282

• Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Edital nº. 17/2013
Público-alvo: Docentes de Língua Portuguesa e Licenciado(a)s em Letras

• Curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas de Educação Híbrida

Edital nº. 18/2023
Para conferir o edital e o processo de seleção, clique aqui
Público-alvo: Gestores(as), professores e técnicos(as) indicados pelas Secretarias de Educação que à Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH) e servidores(as) da UFAL interessados(as) em educação híbrida.
Número de vagas: 200