Ufal lança edital do programa PET-Saúde para seleção de estudantes

Trata-se de uma ação conjunta da Universidade Federal de Alagoas, em parceria com os ministérios da Saúde e da Educação e com a Secretaria de Saúde de Maceió
Por Simoneide Araújo - jornalista
11/04/2024 14h36 - Atualizado em 11/04/2024 às 15h57

A Universidade Federal de Alagoas, por meio da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e da coordenação do projeto PET-Saúde: Equidade, e em parceria com a Secretaria de Saúde de Maceió, lança edital para selecionar estudantes de graduação de 11 áreas do conhecimento. São ofertadas 40 vagas para ampla concorrência e sistema de cotas. Quem for selecionado vai receber bolsa no valor de R$ 700,00. As inscrições são on-line e estão abertas até a próxima segunda-feira (15).

De acordo com o edital 26/2024, para se inscrever, alunos e alunas devem enviar documentação para selecaopetequidade2024ufal@gmail.com. Lembrando que no assunto do e-mail deve ser informado o curso de origem e também anexada a documentação exigida em um só arquivo, no formato PDF: formulário de inscrição devidamente assinado e digitalizado [anexo 1 do edital]; RG e CPF [frente e verso do documento]; anexar ao formulário uma selfie segurando, ao lado do rosto, o documento oficial de identificação com o lado da foto voltado para a câmera; comprovante de matrícula do último semestre cursado 2023.2; histórico analítico atualizado; currículo lattes [anexo 2]; declaração de que dispõe de carga horária de oito horas semanais para o PET [anexo 3]; e formulário de autodeclaração para concorrência às vagas destinadas às cotas [anexos 4, 5 ou 6].

Quem pode concorrer as vagas são alunos de alunas da Ufal, dos cursos de Ciências Biológicas; Ciências Sociais e outros cursos afins das áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas; Educação Física; Enfermagem; Farmácia; Medicina; Nutrição; Odontologia; Psicologia; e Serviço Social. Para saber quantas vagas são destinadas por área do conhecimento, basta acessar o edital 26/2024. Quem for selecionado vai integrar o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde: Equidade).

O resultado final será divulgado no dia 30 deste mês e as atividades do PET Saúde: Equidade da Ufal terão início no dia 1º de maio, em  reunião presencial, com local a ser definido.

O que é o PET-Saúde

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) está em sua 11ª edição e é regulamentado pela Portaria Interministerial nº 421, de 3 de março de 2010, inspirado no Programa de Educação Tutorial (PET), do Ministério da Educação. Ele contempla projetos que se propõem a desenvolver ações de educação pelo trabalho para a saúde, buscando fortalecer o processo de integração ensino-serviço-comunidade de forma articulada entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e as Instituições de Ensino Superior (IES).

O PET-Saúde se propõe a contribuir para a formação de futuras e futuros profissionais, a criação e a ampliação das condições necessárias ao exercício da valorização de trabalhadoras e trabalhadores no âmbito do SUS. Tudo isso, numa perspectiva interseccional de gênero, identidade de gênero, sexualidade, raça, etnia e deficiências, em conformidade com o Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras.

O Programa é uma parceria entre as secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), de Atenção à Saúde (SAS) e de Vigilância em Saúde (SVS), todas do Ministério da Saúde, e a Secretaria de Educação Superior (Sesu), do Ministério da Educação (MEC).