Ufal inicia matrícula 2024.1 para veteranos na próxima segunda, dia 15

Todo processo será on-line e Prograd disponibiliza tutorial para orientar alunos e alunas
Por Simoneide Araújo - jornalista
10/04/2024 11h18 - Atualizado em 11/04/2024 às 10h43

De 15 a 17 deste mês será o período de matrícula do semestre 2024.1 para alunos e alunas veteranos dos cursos de graduação da Universidade Federal de Alagoas, cujas aulas terão início no próximo dia 22 de abril. O processo será totalmente on-line, e basta acessar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). 

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) alerta que esse prazo de dois dias é para os alunos e as alunas dos cursos presenciais e a distância de todos os campi da Ufal: A.C. Simões, em Maceió; de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca), em Rio Largo; Arapiraca e suas unidades de Penedo e Palmeira dos Índios; e do Sertão, em Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema.  

Para colaborar nesse processo de matrícula on-line, a Prograd fez um passo a passo das etapas: a primeira ação é acessar o Sigaa, e, depois, em caso de ainda não ter senha, será necessário fazer o cadastro. Para efetuar a matrícula, basta seguir as orientações deste tutorial

Para esclarecer dúvidas ou ter mais informações sobre o calendário acadêmico 2024, aprovado no Conselho Universitário - Resolução Nº. 73/2023-Consuni/Ufal, basta acessar este link.

Sisu 2024

No caso dos aprovados no Sisu 2024, os alunos e as alunas ingressantes terão que cumprir com a segunda etapa de matrícula que é a confirmação, fazendo diretamente no site da Copeve, conforme previsto no Edital do Processo Seletivo. Segundo Zeuxis Morais, diretor-adjunto da Copeve, a primeira chamada para confirmações de matrículas acontece de 18 a 22 de abril, sendo um procedimento simples e rápido.

Finalizado esse período, a Copeve envia os dados ao Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) para criação dos números de matrícula dos novos alunos e alunas. "As matrículas não confirmadas serão preenchidas como novos alunos e novas alunas na segunda chamada de confirmações de matrícula, que acontece de 24 a 26 deste mês, conforme calendário do Processo Seletivo Ufal Sisu 2024.1".

Para gerar os números, o NTI precisará de, pelo menos, três dias úteis para finalizar esse processo. Portanto, esses jovens, que vão ingressar no primeiro período de seus cursos escolhidos, podem, se tudo correr bem,  consultar no Sigaa a partir do dia 29 de abril para saber o número de matrícula institucional. Para isso, basta seguir o passo a passo elaborado pela Prograd, que está descrito acima.   

E se você foi aprovado nos editais de reopção, de reintegração e de transferência, voltados a ocupar as vagas ociosas e também vai começar as aulas do semestre 2024.1, então, fique atento: a matrícula será nos dias 25 e 26 deste mês e também será on-line, seguindo o mesmo passo a passo de acesso ao Sigaa.

Para quem vai se matricular apenas em atividade de orientação individual, seja trabalho de conclusão de curso (TCC) ou estágio, a orientação da Prograd é que esse aluno ou aluna solicite a matrícula na coordenação do curso, enviando o pedido por meio do e-mail institucional. 

“Em caso de qualquer dúvida em relação ao processo de matrícula, orientamos que o discente e a discente entrem em contato com a coordenação do curso por e-mail institucional”, orientou Rosana Sarita de Araújo, diretora do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA).