Instituto de Matemática incentiva o treinamento olímpico de estudantes

Os programas Polo Olímpico de Treinamento Intensivo (POTI) e de Iniciação Científica (PIC) já tiveram início e contemplam a capital, o agreste e o sertão alagoano
Por Iara Melo - jornalista
16/04/2024 15h17 - Atualizado em 16/04/2024 às 15h17

O início das aulas dos programas Polo Olímpico de Treinamento Intensivo (Poti) e de Iniciação Científica (PIC) aconteceu no último sábado (6). As aulas serão ministradas em três instituições ao longo do ano: no Instituto de Matemática, no Campus A.C. Simões da Universidade Federal de Alagoas (Ufal); no Colégio da Polícia Militar Tiradentes, em Arapiraca; e no Instituto Federal - Campus Piranhas; e fazem parte do Núcleo de Treinamento Intensivo (NuTI), um dos projetos do ecossistema do Novo Ensino Suplementar (NES/Ufal). Com uma carga horária semanal de 3 horas e 30 minutos, os programas prometem imersão total no mundo das olimpíadas matemáticas.

Voltados para alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, o programa oferece treinamento intensivo aos sábados, atendendo cerca de 400 alunos das cidades de Maceió, Arapiraca, Piranhas e regiões adjacentes aos polos. Ao longo de oito meses, esses alunos serão capacitados para competições de alto nível em matemática, incluindo a renomada Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Além disso, é oferecido acesso gratuito a um extenso material didático, que inclui videoaulas, material teórico e listas de problemas, disponíveis para todos os participantes por meio do Portal do Poti.

De acordo com Davi Lima, coordenador do NuTI, em Maceió, o projeto tem um papel social diferenciado: “Tentamos mostrar para os alunos como a Matemática está em todo lugar, dando um caráter de cidadania através do nosso treinamento. A universidade tem um papel central na construção do caminho do futuro do país e projetos como esse têm um caráter basilar na formação dos recursos humanos necessários para uma melhoria do mercado de trabalho e para a diminuição das desigualdades sociais”, afirma o coordenador.

No sertão de Alagoas não é diferente. Micael Dantas, coordenador do polo do município de Piranhas, conta que atualmente atendem cerca de 127 jovens e que a experiência para professores e alunos tem sido transformadora: “Os alunos que participaram do NuTI decidiram continuar na área de exatas e, hoje, alguns deles são alunos da licenciatura em Matemática no próprio Ifal/Piranhas. Além disso, continuam envolvidos com o treinamento, incentivando os novatos do Ensino Médio a participarem”.

Sobre o programa

Em 2012, o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) implantaram os Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo (POTI) para alunos participantes da OBM e/ou OBMEP. Com o objetivo de oferecer cursos gratuitos de matemática para estudantes de todo o Brasil, ao longo de todo o ano.

Em Alagoas, o Núcleo de Treinamento Intensivo surgiu em 2013 e, neste primeiro ano, alcançou o recorde de medalhistas de ouro no estado. Em 2021, durante a pandemia, foram firmadas parcerias com o Colégio da Polícia Militar Tiradentes, em Arapiraca, e com o Instituto Federal, Campus Piranhas, expandindo, assim, o alcance e a área de atuação.