Ceca realiza curso de operação de veículos não tripulados

Atividade teve o objetivo capacitar alunos para operar drones de forma segura e eficiente
Por Ascom Ufal
19/04/2024 15h23

O curso de pilotos de Veículos não Tripulados (Drone) sob a Coordenação do professor Cícero Luiz Calazans de Lima foi realizado no Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e ministrado pelo Engenheiro Agrônomo Richardson Rocha professor da Universidade Federal de Sergipe, nos dias 11, 12 e 13 de abril. O curso contou com a participação de profissionais de diversas áreas, alunos e ex-alunos do Ceca e teve o objetivo capacitar alunos para operar drones de forma segura e eficiente, além de ensinar técnicas avançadas de uso drones aplicadas na agricultura.

Robson Ventura, engenheiro agrônomo, explicou que o curso abordou as principais regras para realizar voos seguros dentro das normas estabelecidas pela ANAC. "Os alunos capacitados no curso conseguem se destacar no mercado, oferecendo um leque maior de produtos gerados com o uso de drone. Com as técnicas aprendidas, é possível detectar falhas de plantio, doenças e plantas daninhas, além de fazer a gestão agrícola de forma mais eficiente", destacou destacou Richardson.

A professor Rosa Lira destacou a importância da qualificação profissional para o setor agropecuário. Considera os drones como ferramentas indispensáveis para monitorar e otimizar as operações agrícolas e abre novas perspectivas para a qualificação da mão de obra no campo, oferecendo aos profissionais a oportunidade de se destacarem em um mercado cada vez mais competitivo, tecnológico e exigente.