Ufal vai debater os conflitos de Israel contra o povo palestino

Seminário será no dia 7 de março, às 19h; haverá certificado para os participantes
Por Ascom Ufal
01/03/2024 14h22

O Grupo de Estudos em Especialidades e Cultura (Geest) e o Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGG) da Ufal vão promover um debate sobre os recentes acontecimentos geopolíticos observados no Oriente Médio, particularmente, no Território da Faixa de Gaza. A atividade está marcada para o próximo dia 7 de março, às 19h, no auditório do Instituto de Geografia e Meio Ambiente (Igdema).

O seminário intitulado A Questão Palestina nas tramas do mundo atual: um debate necessário tem como convidados Thiago Albuquerque Estevam da Paz (Seduc-PE); Domingo Sávio Correa (Igdema-Ufal) e, na mediação, Anivaldo Miranda (Revista Política Democrática e IAP).

As inscrições podem ser feitas na hora e haverá certificado de horas complementares para os participantes do seminário.

De acordo com os organizadores, o evento pretende “promover uma reflexão analítica sobre as ações bélicas protagonizadas pelo Estado de Israel contra o povo palestino. Desde uma perspectiva geográfica da questão, pretende-se discutir junto aos discentes participantes as determinações históricas que levaram ao atual estágio do conflito, como também, suas perspectivas futuras, sobretudo, desconstruindo as narrativas midiáticas e acadêmicas que ainda reforçam o caráter genocida da invasão sionista no território palestino”.

O professor Avelar Júnior reforça que os professores convidados para compartilhar suas ponderações no seminário vão apresentar dados, informações e reflexões para “servir de contraponto aos discursos de dominação hegemonizantes em suas multiescalaridades e seus efeitos geopolíticos globais, especialmente, no âmbito humanitário e de reconhecimento dos territórios”.