Ufal seleciona 44 novos bolsistas para o Núcleo de Acessibilidade

Inscrições podem ser feitas até sexta (15) e o resultado final será divulgado em 5 de abril
Por Jacqueline Freire – jornalista
11/03/2024 14h31 - Atualizado em 11/03/2024 às 17h12

Estão abertas, até o próximo dia 15 de março, as inscrições os estudantes que querem se candidatar a bolsistas do Núcleo de Acessibilidade (NAC), Laboratório de Acessibilidade (LAC), Repositório Acessível para Pessoas com Deficiência Visual (Ravi), e Núcleo de Mobilidade (Mobi) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), setores vinculados à Pró-reitoria Estudantil (Proest).

As inscrições são feitas diretamente no site. São disponibilizadas 44 vagas, com bolsas mensais no valor de R$ 700,00. O processo de seleção envolverá três etapas: análise documental, avaliação de currículo e entrevista.

Para participar da seleção, é preciso estar regularmente matriculado em curso de graduação presencial, no campus para o qual está concorrendo a vaga; não estar vinculado a nenhum outro programa com remuneração da Ufal; possuir habilidades e conhecimento de tecnologias compatíveis com os serviços a serem prestados; além de declarar disponibilidade de 15 horas semanais. O edital também prevê 5% das vagas para estudantes com deficiência.

Os novos bolsistas atenderão aos estudantes público-alvo da Educação Especial, que são as pessoas com deficiência físico motora; auditiva/surdez; visual; surda-cega; com Transtorno do Espectro Autista (TEA); com deficiência múltipla; ou com altas habilidades/superdotação.

O trabalho envolve ações como adaptar materiais textuais e/ou de apoio acadêmico para pessoas com deficiência da Ufal; disponibilizar o empréstimo de tecnologia assistiva para uso acadêmico da pessoa com deficiência; prestar o serviço de ledor e transcritor para pessoas com deficiência em atividades avaliativas; atender a comunidade acadêmica e ao estudante com deficiência, na produção e uso de materiais e tecnologias assistivas; apoiar em atividades administrativas do LAC; participar de capacitações relacionadas ao trabalho realizado no LAC; administrar o processo coletivo de adaptação de materiais; entre outras.

Saiba mais

O Laboratório de Acessibilidade da Ufal (LAC/Ufal) visa oferecer suporte informacional acessível às atividades de ensino, pesquisa e extensão para pessoas com deficiência. Já o Núcleo de Acessibilidade (NAC), órgão de apoio vinculado à Pró-Reitoria Estudantil, tem por finalidade garantir o acesso, a permanência e a aprendizagem com sucesso do público-alvo da educação especial (pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação) na Ufal, através da remoção de barreiras atitudinais, arquitetônicas, comunicacionais, digitais, curriculares e/ou pedagógicas, em conformidade com as diretrizes nacionais que orientam a inclusão educacional na Educação Superior.

Por sua vez, o Repositório Acessível para Pessoas com Deficiência Visual da Ufal (Ravi/Ufal) objetiva armazenar e disponibilizar eletronicamente o conteúdo acadêmico de apoio a comunidade acadêmica com deficiência visual da Ufal. E o Mobi Ufal, objetiva no auxílio dos estudantes que possuem algum tipo de deficiência, seja motora ou visual nos deslocamentos dentro da Universidade Federal de Alagoas.

O resultado final da seleção será divulgado em 5 de abril, e as atividades já iniciam na segunda-feira, dia 8.

Dúvidas e mais informações, acesse o formulário ou confira o edital.