Sorriso de Plantão celebra lançamento do e-book 21 Anos de História

Quarto livro lançado pelo projeto de extensão, ele foi escrito pelos integrantes e é um convite para leitores mergulharem nas experiências e relatos emocionante dos plantões
Por Kelwin Odilon – Ascom do projeto
01/03/2024 14h51 - Atualizado em 05/03/2024 às 12h14

Quem esteve na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) no último 28 de fevereiro testemunhou um momento emocionante: o lançamento do e-book Sorriso de Plantão: 21 Anos de História. Este livro convida os leitores a mergulharem nas experiências vividas pelos palhaços de hospital ao longo de duas décadas, destacando como a cada plantão, os integrantes resgatam sua humanidade, empatia e simplicidade.

Desde sua fundação há 21 anos, o Sorriso de Plantão tem sido uma fonte inesgotável de esperança, alegria e conforto para crianças, familiares e pacientes nos seis hospitais de atuação: Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU), Hospital Geral do Estado (HGE), Hospital Escola Hélvio Auto (HEHA), Hospital Santa Casa - Unidade Farol, Hospital da Criança e Hospital Metropolitano. Com os Palhaços de Hospital, o projeto transforma o ambiente hospitalar em um espaço de sorrisos e música, proporcionando alívio e acolhimento aos momentos difíceis enfrentados pelos pacientes.

O lançamento do livro digital marcou mais uma celebração para o projeto, com Maria Rosa, coordenadora do Sorriso de Plantão e uma das organizadoras da obra, enfatizando a importância do trabalho desenvolvido nos hospitais. "É gratificante quando o projeto alcança feitos importantes como este, pois as atividades dos palhaços hospitalares são sérias e comprovadamente cientificamente. Lançar um livro celebrando esses 21 anos e com relatos dos plantões, atrai olhares e mostra que nosso trabalho vai muito além da maquiagem e do nariz vermelho", explicou Maria Rosa.

O evento contou com a presença de membros do projeto e autoridades acadêmicas, como Maria Margareth, pró-reitora de Extensão da Uncisal, que reforçou como o Sorriso de Plantão é uma experiência transformadora e essencial para os acadêmicos.

A obra, também organizada pela terapeuta ocupacional Débora Santana e revisada pela professora Nayara Yule, que se solidarizou com o projeto e decidiu realizar o trabalho voluntariamente. A criação visual foi por meio da acadêmica de terapia ocupacional, Esthefany Rocha, que também elabora as caricaturas dos palhaços de cada integrante.

Disponível para download gratuito em sua página oficial, o e-Book Sorriso de Plantão: 21 Anos de História é um convite para se encantar com o trabalho realizado todos os sábados e entender a importância do Sorriso na sociedade.