Programa de pós em Ciências da Saúde começa ano letivo nesta sexta

Luciana Tovo Rodrigues, professora da federal de Pelotas, fará a palestra de abertura
Por Simoneide Araújo - jornalista
20/03/2024 17h11 - Atualizado em 21/03/2024 às 09h08

O Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Ufal vai iniciar o ano letivo nesta sexta-feira (22), às 10h, no auditório do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU). A aula de abertura será com a professora Luciana Tovo Rodrigues, do Centro de Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).

A professora vai falar sobre Desafios e benefícios de estudos longitudinais para a saúde da população: as coortes de nascimentos de Pelotas como exemplo. A palestra é aberta ao público interessado e não é necessário fazer inscrição prévia. “Estamos muito honrados em receber a renomada professora Luciana Tovo Rodrigues para nossa aula inaugural deste semestre”, disse Marcelo Duzzioni, coordenador do PPGCS.

A professora Luciana também foi convidada para fazer uma banca de qualificação da mestranda Mikaele Monik Rodrigues Inacio da Silva. O trabalho de Mikaele, Análise da influência de polimorfismo nos genes TLR1, TLR4, TLR7, TLR8, TLR9 e Tirap na severidade de infecções por Plasmodium vivax, tem orientação do professor Vinicius de Albuquerque Sortica. A banca vai acontecer nesta quinta-feira (21), às 10h, na sala do PPGCS.

Aproveitando a passagem pela Ufal, a docente também vai se reunir com integrantes dos laboratórios de pesquisa do PPGCS. A reunião acontecerá na sala da coordenação do programa, após a apresentação da infraestrutura dos laboratórios dos grupos de pesquisa de Farmacogenômica e Parasitologia, Epilepsia Clínica e Experimental, e Inovação Farmacológica.

Segundo Duzzioni, nessa reunião com a professora Luciana, será discutida a abordagem dos estudos longitudinais e da epidemiologia genética na pesquisa de doenças comuns, doenças neurológicas e neurodegenerativas e seus tratamentos, considerando as características da população do estado de Alagoas. “Com essa reunião esperamos iniciar a colaboração entre os grupos de pesquisa dos dois programas de pós-graduação para o fomento de estudos longitudinais em Alagoas que possam auxiliar na compreensão de fatores epidemiológicos e genéticos que contribuem para o risco dessas doenças, possibilitando indicar alvos de ação preventiva e de tratamentos mais efetivos para essa população”, revelou o coordenador.

Currículo da convidada

A professora Luciana, convidada do PPGCS é graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS-2007); é mestra pelo Programa de Pós-graduação em Genética e Biologia Molecular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010); e doutora em Genética e Biologia Molecular também pela UFRGS (2014). Ela fez estágio sanduíche no National Institute on Drug Abuse (Nida/NIH), Estados Unidos (2012-2013).

Ela é professora adjunta da Faculdade de Medicina e membro permanente do Programa de Pós-graduação em Epidemiologia da UFPEL, bolsista de produtividade em pesquisa CNPq-2 e atual coordenadora do Programa de Pós-graduação em Epidemiologia UFPEL, que tem nota 7 pela Capes.

O currículo da convidada é extenso: é membro afiliada da Academia Brasileira de Ciências na área de Ciências da Saúde (2024-2028).; recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de Teses 2015, na área das Ciências Biológicas 1; é vencedora do Prêmio para Mulheres na Ciência 2020, concedido pela Loréal em parceria com a Unesco e a Academia Brasileira de Ciências.

Tem experiência na área de genética e epidemiologia, com ênfase em genética humana e epidemiologia genética de transtornos psiquiátricos. É colaboradora do grupo da genética do Programa de Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade (Prodah), do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), e do Human Development and Violence Research Centre (Dove), da UFPEL.