Pós-graduação em Ciências da Saúde realiza quinta edição de Curso de Verão

Evento acontecerá entre os dias 1 e 6 de abril, no Campus A.C. Simões, em Maceió
Por Deriky Pereira – jornalista
18/03/2024 09h34 - Atualizado em 26/03/2024 às 12h14
Ciências da Saúde realiza Curso de Verão para alunos da graduação de 1 e 5 de abril no Campus A.C. Simões

Discentes e docentes do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) estão a todo vapor nos preparativos para a quinta edição do Curso de Verão. O evento, que retorna após o hiato por conta da pandemia de coronavírus, tem como tema Os Caminhos da Ciência e será realizado entre os dias 1º e 6 de abril com variada programação no Campus A.C. Simões, em Maceió.

O evento, que tem como público-alvo os estudantes de graduação dos diversos institutos de ensino superior de todos os estados brasileiros, que participam da grande área de Ciências Biológicas e da Saúde, propõe a apresentação do universo da pesquisa científica para discentes de graduação das diversas áreas das ciências da saúde e biológicas, visando aumentar o acesso dos estudantes ao desenvolvimento do saber científico”, explica Danielma Reis, uma das organizadoras.

Para tanto, contará com variada programação, cujo início se dará já na segunda (1º) com o credenciamento a partir das 7h30. A palestra de abertura vai falar sobre as linhas de pesquisa do PPGCS. Mas durante o dia ainda terão palestras com temas diversos, tais como Da pesquisa científica à publicação; Como elaborar hipóteses científicas; Biossegurança em Laboratórios de Pesquisa, além de uma mesa-redonda Enfrentamento ao Machismo e seu impacto no desenvolvimento de meninas e mulheres na Ciência.

A programação, que está em construção, seguirá nos dias seguintes com outras mesas e oficinas de temas como Pesquisa científica (Modelos in vitro, in sílico, in vivo e ex vivo); Preparando seu currículo para a pós-graduação; além de uma roda de conversa que vai falar sobre Experiências na Pós-graduação, com egressos e estudantes do PPGCS, e uma palestra especial a ser ministrada no sábado (6) sobre O Panorama da Ciência no Brasil, como forma de marcar o encerramento do evento.

Clique aqui e acompanhe outros detalhes sobre a programação.

Expectativa em alta

Segundo Danielma Reis, o evento contará com 27 estudantes que foram selecionados para participar das atividades práticas nos laboratórios associados ao PPGCS. “São alunos da Ufal e também de outras instituições de ensino superior do estado, como o Centro Universitário Cesmac, da Uninassau, da Unima, do Instituto Federal de Alagoas [Ifal], da Universidade Estadual de Ciências da Saúde [Uncisal] e também da Anhanguera”, conta.

A docente enfatiza a variada programação como um diferencial: “Nós eremos palestras, mesas-redondas e oficinas, que abordarão temas atuais e como também essenciais para a ciência e para a pesquisa científica”, complementa Danielma. E ela diz mais: “Outra atividade que estamos preparando é uma feira de divulgação científica em que os laboratórios apresentarão suas linhas de pesquisa. O público será os participantes do curso e alunos de ensino médio de uma escola de Maceió”, conta.

A professora destaca ainda que além da variada programação, o evento conta ainda com duas importantes ações sociais em parceria com o Hemocentro de Alagoas (Hemoal): trata-se de uma campanha de doação de sangue e outra de cadastro de doadores de medula óssea. “Esta ação já foi realizada anteriormente e fez muito sucesso, assim continuamos com esta importante campanha de conscientização e de extrema importância para a sociedade”, explica Danielma Reis.

Ela também aproveita para agradecer o apoio da Ufal e de outras entidades, tais como os Conselhos Regionais de Farmácia (CRF) e de Biologia-08 (CRBio-08), a Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Neuroimunomodulação (INCT-NIM) que estão viabilizando a realização do evento, além de outras empresas como os restaurantes Aroeira e La Charlotte e o patrocínio da Alesco, uma empresa de equipamentos para pesquisa biomédica.

Sobre o PPGCS

O Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) foi credenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes) em 2005, tendo começado suas atividades já no ano seguinte, em 2006. Já o doutorado foi aprovado em 2012, com a primeira turma tendo início em 2013.

De conceito 5, o curso se propõe, tanto a quem faça o mestrado ou o doutorado, a Capacitar profissionais, com um perfil de atuação multidisciplinar inserido no processo de saúde-doença, para desenvolver pesquisas, aperfeiçoar e aprofundar os conhecimentos na área da saúde, visando prepará-los para desempenhar atividades relacionadas ao setor científico e tecnológico da região e do país.

Além disso, atuar como agente de mudança social, adequando os sólidos conhecimentos adquiridos à realidade do meio onde está atuando, com uma capacidade de atuação profissional ética, crítica e reflexiva e implementar ações e políticas de saúde aplicadas à resolução de problemas e melhoria da qualidade de vida e saúde da sociedade e incrementar as ações de pesquisa e inovação tecnológica em laboratórios de Alagoas e outros estados são outras missões do PPGCS.

Clique aqui e saiba mais.