Inscrições abertas para curso sobre como conseguir fomento para pesquisa

Iniciativa será realizada nos dias 14 e 15 de março no Campus A.C. Simões, em Maceió
Por Deriky Pereira – jornalista
08/03/2024 14h23 - Atualizado em 08/03/2024 às 14h23

Incentivar e ampliar a capacidade de estudantes de cursos de pós-graduação e profissionais da área das ciências ambientais conseguirem seus próprios financiamentos para o desenvolvimento de projetos de pesquisa. Esse é o objetivo do minicurso Small-Grants: Quem Paga Minha Pesquisa, cuja realização se dará entre os dias 14 e 15 de março no prédio do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), que fica no Campus A.C. Simões, em Maceió. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas aqui.

A ação, totalmente gratuita, é promovida pelo Programa de Pós-graduação em Diversidade Biológica e Conservação dos Trópicos (PPGDIBICT) e voltada aos estudantes de pós-graduação que atuam nas áreas das Ciências Ambientais, Biodiversidade, Conservação, Biologia, Ecologia, Engenharia Ambiental ou de Pesca e áreas afins. Para tanto, oferece 30 vagas, sendo 20 para estudantes do PPGDIBICT e outras dez para alunos ou profissionais de outros PPGs e/ou instituições.

“O curso discutirá detalhes importantes do processo da busca por financiamentos como, quem financia, critérios de elegibilidade e relevância da proposta, formação de equipe multidisciplinar, processo de submissão da proposta, relacionamento com o financiador e comunicação dos produtos, dentre outros”, explicam os organizadores da iniciativa, que será conduzida pelos facilitadores Ricardo Miranda, Ciro Félix e Victor Lopes.

Dinâmica do curso

O minicurso será realizado em dois dias: no primeiro, 14 de março, será a vez de discutir sobre a Teoria da Busca por Financiamentos. “Quem são os financiadores e onde aplicar? O que o meu projeto deve ter para ter chance? Como é o processo de submissão? Aprovei o edital, por onde começo? são alguns dos questionamentos a serem respondidos neste momento”, explicam os organizadores.

Já no segundo momento, que acontece no dia 15 de março, os participantes do minicurso vão colocar a mão na massa. “Será a vez da prática, onde acontecerá a construção, a apresentação e a discussão de propostas dos discentes”, complementam os organizadores da ação, que acontecerá na sala 18 do prédio do ICBS, das 9h30 às 17h.

Veja mais detalhes sobre a iniciativa aqui. E você também pode conferir outras informações sobre o PPGDIBICT por meio deste link.